O segredo do sucesso de Stranger Things e outras séries originais Netflix

Já parou para pensar porque estas séries são tão viciantes e fazem tamanho sucesso entre os telespectadores?

O segredo do sucesso de Stranger Things e outras séries originais Netflix

Desde que estreou na Netflix, em 15 de julho deste ano, a série Stranger Things caiu no gosto dos assinantes do serviço de streaming. Em poucas semanas ela entrou para a lista das melhores produções do canal, segundo nota do IMDb, um dos maiores sites sobre produções televisas do mundo, alcançando pontuação 9,2. Além disto, a série chegou a superar Game of Thrones na lista de seriados mais populares, do IMDb.

Ambientado na década de 80, o seriado tem apontado como receita de seu grande sucesso o resgate de elementos de filmes clássicos dos anos 80, em especial os de terror, ficção científica e suspense. Apostando cada vez mais em produções originais, a Netflix novamente acertou a mão e criou mais uma produção digna de maratona.

Para quem pensa que as produções são feitas e só depois de lançadas acabam caindo no gosto do público, não é exatamente assim que as coisas ocorrem. A realidade é que a Netflix tem se utilizado cada vez mais de um algoritmo capaz de identificar os gostos de seu público para criar filmes e séries que se encaixam exatamente com o que eles querem assistir. Ou seja, o caminho é inverso. Não é a empresa que pauta o que se tornará sucesso, mas sim seus próprios assinantes dão indícios do que pode ser bom.

Claro que o trabalho com roteiro, produção, direção e eficiência dos atores contratos também são muito importantes para garantir que o título caia nas graças de quem assiste. Mas o enredo é de extrema importância, por isso saber quais histórias prendem a atenção do público é meio caminho trilhado ao sucesso. Segundo a Folha de São Paulo, Stranger Things é o patamar máximo desta manipulação realizada pela Netflix. O jornal ressalta que a história em torno do sumiço de um garoto "se resume a copiar com habilidade elementos carismáticos de filmes clássicos dos anos 1980".

Mas a afirmação não deve ser encarada como uma crítica negativa. A mensagem passada é uma forma de ressaltar a precisão alcançada pelo algoritmo da Netflix, que pode ser percebido em Stranger Things, por seu tremendo sucesso em reunir em uma única história elementos de diversos clássicos do cinema, o que traz uma sensação de nostalgia em quem assiste.

Assim como o Facebook, que faz uso de um algoritmo para destrinchar o comportamento de seus usuários a partir de suas fotos, publicações e interesses para oferecer um conteúdo publicitário sob medida, a Netflix também utiliza a ferramenta que, de início, serviria apenas para melhorar a indicação de seus filmes e programas de TV, mas que agora serve como forma de aprimorar suas produções.

Veja também:

Para isto, é observado o que os seus cerca de 83 milhões de assinantes, espalhados em 190 países, assistiram, deixaram de assistir, pausaram, criticaram, demoraram para ver ou elogiaram. Com base nestas informações colhidas, o serviço de streaming consegue entregar aos seus assinantes, produções que eles querem assistir, prendendo os usuários por mais tempo na plataforma e tornando o seu conteúdo viciante.

Esta estratégia, conforme ressalta a Folha de São Paulo, vem ganhando terreno. Segundo o periódico, em um ano, o número de indicações de produções da Netflix, ao principal prêmio da TV Americana (Emmy) passou de 34 para 54.

A nota média do público, dada a 74 obras do canal, no IMDb é de 7,5. Por enquanto, este sistema parece ainda não funcionar para filmes, cuja nota média neste mesmo site é de 6,1.

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

MOTO G50 5G REVIEW: Vale a pena comprar celular 5G com ótima bateria?
Celulares

MOTO G50 5G REVIEW: Vale a pena comprar celular 5G com ótima bateria?

Testamos o Moto G50 5G por alguns dias e aqui você confere os pontos positivos e negativos deste intermediário de entrada com preço bem interessante, desempenho aceitável e bateria sensacional.

Os 10 melhores filmes na Netflix, segundo nota no IMDb
Entretenimento

Os 10 melhores filmes na Netflix, segundo nota no IMDb

Em dúvida sobre qual filme assistir? Conheça o top dez dos longas-metragens que estão disponíveis na plataforma de streaming.

20 documentários brasileiros para assistir na Netflix
Entretenimento

20 documentários brasileiros para assistir na Netflix

No vasto catálogo de produções da plataforma de streaming, encontramos vários documentários brasileiros ! Veja a lista de dicas que montamos para vocês!