Ultimamente, vários usuários tiveram seus dados vazados em diferentes serviços. A situação é bastante preocupante, já que, algumas informações podem servir de base para cibercriminosos aplicarem vários tipos de crimes.

Desta vez, o aplicativo de teclado SwifKey, que pertence à Microsoft, confirmou na última sexta-feira (29), que um erro interno na sincronização com a nuvem fez com que as informações pessoais de vários usuários fossem trocadas.

"Esta semana, alguns dos nossos clientes notaram sugestões inesperadas de termos desconhecidos e, em alguns casos raros e-mails, aparecendo ao usar seu dispositivo móvel Estamos trabalhando rapidamente para resolver este inconveniente", disse a empresa.

"Nós desligamos o serviço de sincronização na nuvem e estamos atualizando as nossas aplicações para remover sugestões de endereço de e-mail. Durante este tempo, não será possível fazer backup do seu modelo de linguagem no SwiftKey", disse a companhia.

A falha foi percebida após algumas relações de usuários sobre os endereços de e-mails desconhecidos surgirem no campo de sugestões.

"Apesar de não ser um risco para nossos clientes, desligamos o serviço de nuvem e vamos atualizar o app para remover as predições de endereços de email. Durante esse tempo, não será possível fazer back up  das informações na nuvem", afirmou a SwiftKey em nota.

De acordo com a empresa, o grupo leva muito a sério a privacidade e segurança de seus usuários e tem como comprometimento manter alto nível de segurança em sua comunidade. A empresa decidiu desativar o serviço de sincronização até que o aplicativo possa ser atualizado.

A empresa garantiu que os usuários podem continuar usando o aplicativo e que os dados pessoais não serão perdidos.

O teclado é conhecido por aprender as palavras mais usadas pelo usuário e, com tecnologia de previsão, e ainda sugerir frases enquanto são digitadas para diminuir o tempo da escrita.