Nem todos os navegadores suportam Full HD na Netflix. Isto quer dizer que para você conseguir aproveitar o serviço com a resolução de 1080p, o que significa uma resolução de alta definição, não basta apenas que sua conexão com a internet seja de no mínimo 5 megabytes por segundo, é preciso que o seu navegador também ajude.

Muita gente não sabe qual a real qualidade do vídeo que está assistindo na Netflix e acaba por deduzir que, se alguns segundos após dar o play a imagem ficar boa, então deve estar em 1080p. Mas não é bem assim que ocorre. Nesta página, a Netflix detalha quais são os navegadores que suportam o serviço e qual é a resolução máxima em que eles rodam o vídeo.

Nesta corrida entre navegadores, quem se saiu melhor foi a Microsoft. O Internet Explorer, bem como o Edge suportam exibir o conteúdo em 1080p, enquanto o Chrome, Firefox e o Opera rodam em no máximo 720p. Para quem utiliza o Safari (OS X 10.10.3 ou mais recentes), boas notícias. O navegador também é capaz de reproduzir os vídeos da Netflix em 1080p.

Está certo que se você costuma assistir Netflix pelo notebook, pode não sentir tanta diferença entre uma reprodução de 1080p e 720p, já que a tela pequena irá deixar o pixels bem juntinhos. Contudo, se você utiliza uma tela grande ou assiste pela televisão, esta diferença poderá ser sentida com mais facilidade.

Veja também: Qual a diferença entre 1080p e 1080i?

Quem fez questão de divulgar a notícia foi a própria Microsoft, através de seu blog oficial.  A partir do menu secreto da Netflix, que permite ao usuário configurar a qualidade do vídeo e ainda visualizar as estatísticas (Cntrol+Alt+Shift+D), é possível observar a resolução na qual o vídeo está rodando. Nos testes feitos pela companhia, a tela mostrou a resolução de 1080p para o Edge, enquanto o Chrome só chegava a 720p.

Ainda conforme a Microsoft, além do Edge conseguir entregar um conteúdo de alta qualidade, ao mesmo tempo, ele gasta menos bateria que os demais navegadores. Segundo a companhia, isto é possível pois o Microsoft Edge foi projetado para tirar proveito dos recursos da plataforma do Windows 10 que mantém a CPU em estados de baixa energia durante a reprodução do vídeo.

Se o seu navegador não é capaz de reproduzir os vídeos em 1080p e você ainda assim não quer trocar de navegador, mas deseja alta definição para assistir suas séries e filmes, outra saída é baixar o aplicativo da Netflix para Windows 10, que também exibe conteúdo em Full HD.