OpenCellular do Facebook promete internet 4G para locais remotos do mundo

De acordo com o Facebook, no final de 2015, mais de 4 bilhões de pessoas no mundo ainda não estavam conectadas e ainda 10% da população estava concentrada em áreas fora de cobertura de conexão de celular.

Por | @oficinadanet Internet

O Facebook já revelou em várias situações que está sempre em busca de uma melhor conexão de internet em países subdesenvolvidos. Assim sendo, a companhia anunciou nesta quinta-feira (7) o OpenCellular, um projeto que pretende disponibilizar o acesso à web a lugares em que a manutenção de antenas é muito alta.

OpenCellular do Facebook promete internet 4G para locais remotos do mundo
Projeto do Facebook possui o tamanho de uma caixa de sapatos.

Leia também:

De acordo com o Facebook, no final de 2015, mais de 4 bilhões de pessoas no mundo ainda não estavam conectadas e ainda 10% da população estava concentrada em áreas fora de cobertura de conexão de celular. Com o OpenCellular a realidade deverá mudar.

A companhia de Mark Zuckerberg, através da plataforma, tem como objetivo criar uma nova tecnologia que possa baixar os custos para as operadoras levarem a internet para locais onde a cobertura é difícil.

OpenCellular do Facebook promete internet 4G para locais remotos do mundo
Além do Facebook, outras gigantes do mundo tecnológico trabalham para disponibilizar internet a locais remotos.

O projeto é open-source e a finalidade principal é disponibilizar pontos de acesso Wi-Fi para áreas de difícil acesso. A conexão pode ir de 2G a 4G. Os testes já iniciaram na sede do Facebook, através de um dispositivo que pode levar internet para cerca de 1500 pessoas em até 10 quilômetros de distância.

Ainda não há uma data para que o OpenCellular comece a ser testado de fato. O Facebook disse ainda que irá pedir ideias para a sua comunidade. Assim, caso você queira ser uma colaborador, a companhia disponibilizou o email opencellular@fb.com.

O Google é outra empresa que busca levar internet para locais remotos, através de seu Projeto Lonn, que utiliza balões. Ele é capaz de transmitir internet 4G para uma área de até 20Km abaixo do balão.

Mais sobre: facebook internet opencellular
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo