O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pretende usar as novas tecnologias em uma "solução humana". Assim, uma das intenções é usar o WhatsApp para identificar refugiados.

"Um dos grandes problemas enfrentados constantemente pelos refugiados são os processos de identificação em cada país a que eles chegam", explicou o cofundador da Unidade de Inovação do Unicef, o norte-americano Christopher Fabian.

De acordo com a o diretor do Unicef, muitos dos refugiados utilizam o WhatsApp para manterem comunicação com os seus amigos e familiares, por isso, a ideia é usar a ferramenta para cadastramento dos números.


Grupo costuma usar o mensageito para manter comunicação com familiares e amigos.

Fabian integra a Unidade de inovação desde 2007, quando a criou juntamente com a japonesa Erica Kochi. Atualmente, fazem parte do grupo pessoas do mundo todo. A equipe de Fabian, ao longo dos anos, desenvolveu diferentes tecnologias, incluindo o U-Report e Digital Drum.

O U-Report é uma plataforma de mensagens para que os jovens possam usar para dar opiniões a ainda se manterem informados sobre os diferentes temas com aparelhos que não precisam estar conectados à internet. O sistema já conta com mais de 2,1 milhões de usuários em cerca de 20 países, disse a ONU.

O Digital Drum é um protótipo de ensino digital que utiliza a tecnologia para poder promover a educação e também o acesso à aprendizagem. O projeto foi selecionado pela revista "Time" como uma das 50 melhores invenções de 2011.