Seguidamente, um texto com uma declaração em que o usuário proíbe o uso de qualquer conteúdo por ele no Facebook aparece entre os posts dos amigos. Nos últimos dias, uma deles ganhou bastante força tornando-se comum no feed de notícias.

No entanto, de acordo com a própria rede social e também especialistas, o texto é completamente inútil, apesar de muitos usuários insistirem em publicar e republicar.

O post, desde seu surgimento, já ganhou várias versões, porém, todas contam com o mesmo propósito, ou seja, declarar o perfil como privado e ainda vetar a "divulgação, cópia, distribuição ou qualquer outra ação" de imagens, informações ou mesmo publicações pelo Facebook e organizações controladas pela empresa.

Porém, o texto não muda em nada, já que, o usuário, ao se cadastrar no site e aceitar os termos de uso, autoriza o Facebook a usar comercialmente os dados de seu usuário.

"Não existe isso de consentimento tácito. Todo ambiente digital tem suas próprias regras, normas que governam seu uso. Todo usuário aceitou esses termos de uso. Declarações pessoais feitas pelos usuários não se sobrepõem aos termos de uso da plataforma", afirma Carlos Affonso Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e professor de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

"Por isso, não publicar o textão tem o mesmo efeito de publicá-lo: nenhum. Salvo o aborrecimento dos amigos que precisam ficar lendo essas declarações de independência autoral sem qualquer base."

O Facebook, à BBC Brasil, disse que "sempre circulam rumores de que o Facebook está fazendo mudanças relacionadas à propriedade da informação e do conteúdo que as pessoas postam na plataforma. Isso é falso."

"Qualquer um que utilize o Facebook é dono de seu conteúdo e controla a informação que posta, como deixamos claro em nossos termos de serviço. Toda pessoa na plataforma controla como seu conteúdo e sua informação são compartilhados. Essa é e sempre foi a nossa política."

Bom, então, tudo esclarecido, nada mudará se você postar ou não alguma mensagem desse gênero. A dica é sempre pesquisar antes de postar algumas coisas no seu perfil.