Difícil não lembrar do saudoso Orkut. A rede social adorada por grande parte da população ganhou fama em pouco tempo. No Brasil, então, a rede fez muito sucesso e conquistou milhares de adeptos. Porém, ela chegou ao fim.

No entanto, ao que tudo indica, para quem ainda não se conformou com o fim do Orkut, o seu criador, Orkut Büyükkökten, anunciou o lançamento de um novo site, o hello.

O hello estava sendo desenvolvido desde que o Orkut foi finalizado, em 2014. O executivo anunciou, na época, que logo seria lançada a nova rede, no entanto, acabou atrasando. A equipe responsável pela hello é formada por Orkut e ainda outros ex-engenheiros do Google.

Como novidade, a rede social não conecta as pessoas somente a quem se conhece, mas também por afinidades, como coisas curtidas em comum, por exemplo. Com isso, o usuário poderá interagir com outros membros, mesmo que não façam parte do seu rol de amigos.

Os usuários, igualmente a outras redes sociais, poderão publicar textos, imagens, vídeos e outros conteúdos. No hello também é possível participar de comunidades de interesse em comum. Elas são chamadas de "personas" e é possível selecionar de cinco a cem usuários que tenham uma identificação com você.

Além disso, uma página chamada "Potentials" exibe pessoas que poderão ser os seus próximos amigos. O hello também apresenta joguinhos online e um ranking para desafiar os amigos.

Fim do Orkut

Büyükkökten pretende mesmo dar fim ao Orkut e investir na sua nova plataforma. Na página do Orkut, o seu criador deixa uma carta de despedida da rede social. Junto, apresenta o seu novo empreendimento.

"Em 2014 quando a Google anunciou que estava fechando orkut, foi um momento triste para nós. Orkut tinha se tornado uma comunidade com mais de 300 milhões de pessoas e foi uma incrível aventura para todos nós. Ninguém queria que perdêssemos o que tínhamos criado juntos", diz um trecho.

Quando será lançado?

A boa notícia é que o hello já está disponível em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia. Ele pode ser acessado tanto na versão web quanto através de aplicativos Android e iOS. Em agosto, a nova rede social deverá chegar ao Brasil e também em outros países.

Curioso para experimentar? Através do link já é possível pedir um convite! Agora, nos resta saber se fará tanto sucesso quanto o seu antecessor. Veremos!