Alex Becher é o fundador e idealizador da nova rede social e para ele, nem tudo é 100%. Ele destaca o seguinte: "Não há nada que seja 100% idêntico, mas claro, tentei manter o layout e as funcionalidades parecidas".

Quem possuiu uma conta na antiga rede social Orkut, irá se deparar com algumas semelhanças, entre elas, alguns joguinhos como a "Fazenda Feliz", além do game, também existem algumas opções de temas de fundo para os perfis que são (curiosamente) semelhantes.

Alex diz que tentou entrar em contato com o Google no final de 2014 para ver se conseguia migrar as comunidades do velho Orkut para o novo "Orkuti", mas obviamente que não conseguiu, destacando ainda que o maior site de buscas do mundo não criou nenhum problema na criação da nova rede social. Ele diz que: "Os usuários do antigo 'Orkut' entram em contato comigo para tentar migrar alguns de seus conteúdos, mas isso é impossível, o Google não libera".

Mas a nova rede social não existe apenas nas semelhanças com a antiga; no "Orkuti" o usuário irá encontrar novos recursos com páginas de notificações e páginas de scraps, itens esses inexistentes no Orkut.

Atualmente o "Orkuti" não possui publicidade, mas Alex afirma que em um futuro próximo pretende ganhar dinheiro com a rede social através de uma lojinha virtual e de temas de fundo para perfis de usuários patrocinados por grandes empresas. Além de incorporar publicidade a rede, Alex também quer incorporar outros recursos ao Orkuti, bem como playlist com músicas do YouTube e aplicativos para Android e iOS, ou seja, levar a rede social em questão aos dispositivos móveis.

Alex diz que tem uma meta e a meta é atingir a marca de um milhão de usuários cadastrados até o final de 2015. Veremos! 

Está está longe de ser a primeira rede social criada por brasileiros. Aqui na redação a gente não esquece da Mirtesnet.com. Na época a rede social chegou a ter mais de 1 milhão de usuários ativos.