O site foi criado pelo publicitário Carlos Henrique do Nascimento e o que antes não passava de uma brincadeira acabou se transformando em assunto sério. Inicialmente o site foi lançado como uma rede interna, no entanto, acabou se tornando público neste ano.

"Começamos há três anos e era só para os amigos, mas as pessoas começaram a entrar já naquela época. Depois, reformulamos o site e lançamos mesmo para todo o público, há uns quatro meses. Jamais imaginei que poderia chegar onde estamos hoje. Esta evolução está tão rápida que está me assustando até agora. Tem até hacker que está tentando invadir o site", disse o criador do site.

Nascimento disse em uma entrevista ao R7 que o site teve início a partir de uma brincadeira com seu filho, que tinha 8 anos na época. Na ocasião, o seu filho queria criar um perfil no Facebook, o que o pai considerou impróprio para sua idade, já que poderia conter temas inapropriados para uma criança.

"Notei que não havia controle no site deles e por isso não queria que ele criasse a conta. Aí comentei com meu filho: vamos fazer a nossa própria rede social", disse Nascimento.

O nome da rede social foi escolhido em conjunto com o filho. Mirtes é como se chama a esposa de Nascimento e, mesmo contra a vontade da mulher, o site foi batizado com seu nome.

"Quis colocar o net no final para dar ideia de internet. Mirtes é o nome da minha mulher e ela achou muito ruim quando ouviu "Mirtesnet". Ficou legal, gostei e coloquei, mesmo contra a vontade dela. Até porque apelidos são para isso, né? Quando alguém gosta do apelido que você coloca, nem tem tanto efeito. Agora quando não gosta, fica interessante e o nome pega pra valer", explicou o criador do site.

Os planos de Carlos são grandes, como disse inicialmente, o que não passava de uma brincadeira virou assunto de gente grande.

"Quero que ela se torne a primeira grande rede social brasileira e seja a mais conhecida do Brasil. Assim como as pessoas perguntam hoje se fulano tem "perfil no face", em breve vão falar que têm "perfil no mirtes". É só questão de tempo e acredito muito que vai dar certo. Até minha mulher que antes não gostava já apoia a ideia. Aos poucos vamos dar uma identidade totalmente personalizada, com aquele jeitinho brasileiro de ser", disse Carlos.