Nesta segunda-feira, dia 13 de junho, teve início a WWDC, Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple, que ocorre de hoje a 17 de junho, em São Francisco. Durante o evento, um dos principais da maçã, muitas novidades em softwares para desenvolvedores foram apresentadas, entre elas há novidades para o tvOS, o Sistema Operacional da nova Apple TV.  As inovações foram apresentadas por Eddy Cue, da Apple. Conforme ele, o software deve receber uma grande atualização que o deixará mais prático para o uso no dia a dia e para primeira configuração, sendo que será possível fazer login em quase todos os apps e serviços, digitando seu usuário e senha apenas uma vez.

Veja também: Apple anuncia WatchOS 3, nova versão do SO do relógio Apple Watch

Isto é algo que não ocorre na atualidade, pois é necessário realizar o procedimento repetidamente em todos os apps da Apple TV, mesmo que a maioria deles já usa a Apple ID para login. Ainda assim o software solicita que o usuário digite as informações por meio de um iPhone pareado, ou pelo controle que vem junto com ela. Aliás, esta é mais uma das novidades, foi criado um novo app para controlar a TV via iPhone. O Smartphone funcionará como se fosse o controle.


Com a assistente pessoal, Siri, é possível realizar buscas de títulos por categorias

Chamado de "Single Sing-on" o recurso de login deverá permitir acessar uma diversidade de apps diferentes, incluindo serviços de streaming de grandes redes de TV americanas, como HBO, NBC, entre outras. A função deve chegar em breve ao iOS e funcionará de forma semelhante ao Google Smart Lock.

Novos apps

O tvOS possui hoje cerca de 6 mil apps disponíveis, sendo que 1,3 mil deles são de streaming de vídeo e durante o WWDC, Tim Coock anunciou a chegada de novos serviços, incluindo Sling, Fox Sports Go e Motolov. Há também algumas melhorias, como pastas de apps e a possibilidade de digitar texto com o comando de voz.

Comandos de voz

A assistente pessoal, Siri, da Apple TV ficou mais inteligente. Agora ela irá permitir que você pesquise filmes e outros conteúdos a partir de categorias. Por exemplo, se você solicitar que a Siri lhe apresente filmes colegiais dos anos 80, ela trará uma série de títulos que combinam com estas especificações.

Outra novidade em relação a assistente é que ela poderá transitar entre canais ao vivo, apenas com um comando de voz. Por exemplo, você pode pedir para ela entrar na programação atual do ESPN, e assistir a um jogo da Copa América. Além disso, a assistente passará a usar o Youtube como fonte de conteúdo para as suas buscas. O problema é que nada da Siri funciona, ao menos por enquanto, aqui no Brasil =(.

Todas essas novidades já estão disponíveis na versão 9.2.2 do tvOS, mas esse software ainda está em fase beta para desenvolvedores. Para os usuários a atualização deverá chegar entre setembro e dezembro deste ano.