Apple anuncia WatchOS 3, nova versão do SO do relógio Apple Watch

Agilidade é um dos pontos fortes do novo sistema operacional do relógio inteligente da Apple.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Está acontecendo na tarde desta segunda-feira, dia 13 de junho, a Worldwide Developers Conference (WWDC) ou em português, Conferência Mundial de Desenvolvedores, da Apple. Este é um dos principais eventos da maçã, que ocorre anualmente na Califórnia, com o intuito de apresentar as novidades da empresa em softwares e tecnologias para desenvolvedores, mas isto não significa que não aconteça também lançamentos para hardwares.

Neste ano a conferência ocorre de 13 a 17 de junho, em São Francisco. A equipe do Oficina da Net está acompanhando e transmite o evento ao vivo, pelo canal ONTV, e traz todas as novidades para você.

O evento teve início por volta das 14 horas (horário de Brasília). O CEO da Apple, Timothy Donald Cook, deu boas-vindas aos participantes e fez um apanhando geral dos números da maçã nos últimos 8 anos. Conforme Cook, quando a Apple Store iniciou havia cerca de 500 aplicativos. Hoje já são mais de 2 milhões de app disponíveis na loja da Apple. Cook ainda ressaltou que atualmente são realizados 130 bilhões de downloads ao redor do mundo.

Apple anuncia WatchOS 3, nova versão do SO do relógio Apple Watch
Apple anunciou o WatchOS 3

A primeira novidade anunciada nesta tarde foi uma nova versão para o Sistema Operacional WatchOS – utilizado nos relógios inteligentes da Apple. Chegando a versão WatchOS 3, o sistema operacional se diferencia de sua versão anterior a começar pela agilidade. O WatchOS 2 recebia constantes reclamações devido a sua lentidão, algo que foi melhorado nesta sua nova versão. Desta forma os consumidores conseguem trabalhar com diversas ferramentas ao mesmo tempo, sem sofrer com travamentos.

Com um código mais limpo, os usuários têm acesso imediato aos aplicativos. O sistema é capaz de reconhecer quais os aplicativos mais utilizados e realizar o carregamento com muita agilidade. Basta indicar o app a ser aberto e isto ocorrerá instantaneamente.

O WatchOS 3 está recebendo uma nova central de controle. Graças a ela, os usuários poderão ter acesso direto às informações mais relevantes sobre seus aparelhos, o que significa dizer que os consumidores terão mais facilidades na hora de conferir status do dispositivo, ativar ou desativar notificações, ativar modos vibratórios.

Outra novidade do WatchOS 3 é a possibilidade de os usuários escolherem a disposição dos apps, basta deslizar os dedos sobre a tela do relógio para fazer a troca de aplicativos de forma imediata. A funcionalidade, apesar de lançada agora para o relógio inteligente da Apple, não é algo novo para os clientes da maçã, já que o recurso está disponível nos iPads e iPhones.

A companhia também tornou mais fácil a troca de Watch Faces no relógio. Também com toques na tela os consumidores poderão fazer a alternância entre os diferentes modelos disponíveis de forma muito ágil. Na ocasião a Apple aproveitou para apresentar a nova face da Disney, inspirada na Minnie Mouse.

Apple anuncia WatchOS 3, nova versão do SO do relógio Apple Watch

Chegada do Scribble e a integração com mensagens

Sempre que o usuário receber uma notificação de mensagem pelo iPhone, poderá enviar as respostas diretamente pelo Apple Watch. Os consumidores poderão escolher a forma como querem enviar esta resposta, seja pela “Smart Replies”, configuradas pelos próprios usuários, ou ditando as mensagens diretamente pelo microfone dos relógios. Há ainda a chegada do Scribble. Este novo recurso permite que os consumidores possam desenhar na tela do Apple Watch para que o próprio sistema operacional reconheça as letras e componha as mensagens. Algo que já ocorre nos teclados comuns, o Scribble também dá sugestões de palavras, o que tem o objetivo de tornar a digitação de textos que serão enviados pelos apps conectados ao WatchOS 3, mais fáceis.

Fitness

Uma das funcionalidades do Apple Watch é ajudar as pessoas a se manterem em forma, disponibilizando informações sobre as atividades físicas realizadas pelos usuários. Para este público também há novidades. No WatchOS 3, além de uma nova interface para seu setor fitness, as pessoas poderão compartilhar com os amigos e familiares as atividades que realizaram e até mesmo trocar mensagens de voz e texto com seus conhecidos que também estão utilizando a mesma plataforma.

Foi anunciada ainda a chegada do app Breathe. Ele foi criado para auxiliar os consumidores a relaxarem e respirarem após dias cansativos. Outra novidade do relógio é para deficientes físicos, que também poderão monitorar as atividades físicas por eles realizadas.

Emergências

O Apple Watch já ajudou a salvar a vida de algumas pessoas e agora ele inaugura uma nova funcionalidade para auxiliar nos momentos de apuros. Com o recurso de emergência, ao manter a coroa pressionada por cerca de 3 segundos será emitido um pedido de socorro, para a Polícia ou ambulância. Após contatar as autoridades, o recurso ainda enviará uma mensagem para os seus amigos ou familiares, sendo que os nomes das pessoas que receberão o aviso já devem ter sido previamente configurados. Ele ainda informa qual a sua localização.

Data de lançamento

O WatchOS 3.0 será lançado gratuitamente para todos os usuários, o que deve ocorrer entre os meses de setembro/outubro deste ano. Os desenvolvedores terão acesso à versão Preview ainda hoje. Nesta versão de desenvolvimento, a Apple deve levar kits de instalação para Apple Pay, processamento em segundo plano e controle mais dinâmico para a Crown. Além disso, serão trazidas novas APIs para controle de vídeo e speakers.

Mais sobre: WWDC, Apple, softwares
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários