A Microsoft e a Xiaomi fecharam acordo de venda de patentes, licenças compartilhadas e pré-instalação de aplicativos em dispositivos Android. A revelação foi feita pela própria Microsoft através de seu blog oficial.

Por enquanto, nenhuma das companhias comentou o valor da negociação, bem como a lista de patentes envolvidas. Somente os aplicativos que farão parte dos produtos feitos pela Xiaomi foram citados. São eles: Microsoft Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Skype. Com a novidade, os clientes da Xiaomi terão mais opções para desenvolver trabalhos escolares, universitários ou mesmo domésticos.

A Xiaomi foi a primeira a oferecer a opção de substituir o Android pelo Windows 10 Mobile em seus smartphones, como é o caso do Mi 4. Os modelos Mi 5, Mi Max, Mi 4s, Redmi Note 3 e Redmi 3 já deixam as lojas equipados com o Microsoft Word, Excel, Power Point, Outlook e Skype pré-instalados.

Além das patentes e das aplicações, o acordo entre as empresas também inclui o uso do Windows 10 como sistema operacional no Mi Pad 2, o último tablet feito pela Xiaomi.

"As pessoas querem que seus aplicativos favoritos e experiências trabalhem perfeitamente no dispositivo escolhido, e isto é exatamente o que essa parceria oferece. Juntos com a Xiaomi, nós estamos levando o melhor da produtividade móvel a milhões de consumidores a mais na China, Índia e ao redor do mundo", disse  Peggy Johnson, vice-presidente executivo do desenvolvimento de negócios na Microsoft.

"Nós estamos animados para trabalhar de forma próxima à Microsoft em uma branda parceria de colaboração tecnológica. Como o acordo com a Microsoft demonstra, Xiaomi está procurando criar parcerias sustentáveis e de longo-termo com líderes globais de tecnologia, tendo como objetivo final levar a melhor experiência aos fãs da Mi", disse Xiang Wang, vice-presidente sênior da Xiaomi.