Marte está saindo de uma era glacial, aponta estudo

Através da análise do clima marciano é possível determinar quando o planeta foi habitável no passado e como a situação alterou.

Por | @oficinadanet Ciência

Após passar por várias fases de mudanças climáticas, marte está saindo de uma era glacial. A constatação foi feita através de medições de radar feitas em suas camadas de gelo polar para um estudo que foi publicado na quinta-feira passada (26) pela revista Science. Conforme a análise dos dados, o planeta está saindo de uma era de gelo de 370.000 anos.

Através da análise do clima marciano é possível determinar quando o planeta foi habitável no passado e como a situação alterou. Além desse monitoramento, será possível avaliar ainda a mudança climática na Terra.

Veja mais assuntos relacionados à Ciência

Marte está saindo de uma era glacial, aponta estudo
Conforme cientistas, Marte está saindo de uma era glacial.

Leia também:

Os estudos sugerem que Marte tenha passado por épocas glaciais no passado, porém, os dados empíricos eram poucos para comprovar o fato.

O pesquisador Isaac Smith, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste em Boulder (Estados Unidos), juntamente com sua equipe, disse que foi necessário utilizar um radar para poder estudar as camadas de gelo dentro das calotas polares de Marte.

Quando o gelo derrete, o vento é capaz de criar canais em formato espiral e ainda outros traços. Assim sendo, rastrear tais marcas dentro da camada gelada pode revelar as mudanças no fluxo e também no acúmulo do gelo no passado, e consequentemente, as mudanças no clima.

Assim, enquanto a camada de gelo no sul é “relativamente pequena e está alterada pelo impacto de meteoritos”, os pesquisadores conseguiram traçar as camadas dentro do gelo no norte. Eles descobriram que as camadas e trajetórias de migração de gelo aumentam, mudam de direção de forma brusca ou mesmo estão completamente enterradas.

Para finalizar, os dados recolhidos pelos cientistas, juntamente com outros, mostram o final de um período glacial em Marte, afirmaram os pesquisadores.

Mais sobre: marte gelo glacial
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo