Na quinta-feira (26), a Microsoft e o Facebook anunciaram que irão desenvolver em conjunto um cabo de internet de alta velocidade através do fundo do Oceano Atlântico.

O cabo, nomeado de MAREA, deverá ser inaugurado no final de 2017. Ele terá como objetivo responder à crescente demanda de conexões de dados mais rápidos e confiáveis dos clientes de companhias de tecnologia.


Cabo subaquático será capaz de fornecer internet de alta velocidade.

"Como o mundo se move cada vez mais para um futuro baseado na computação e na nuvem, a Microsoft continua investindo em nossa infraestrutura de nuvem para responder à demanda global de nossos mais de 200 serviços da nuvem", disse em um comunicado Christian Belady, diretor de estratégia geral do centro de dados da companhia.

Como resultado do investimento, o MAREA será o cabo submarino com maior capacidade de conexão que já cruzou pelo Atlântico, com capacidade de informação em torno de 160 terabytes por segundo, disseram as empresas.

O cabo, que terá mais 6 mil quilômetros, será o primeiro a conectar os Estados Unidos com o sul da Europa. Ele irá da Virgínia do norte a Bilbao, na Espanha, disseram as empresas.

O Facebook e a Microsoft disseram que trabalham neste projeto com empresas globais de comunicação como a Telxius, propriedade da Telefônica.

"Estamos sempre avaliando novas tecnologias e sistemas para oferecer a melhor conectividade possível", disse o vice-presidente de engenharia de redes do Facebook, Najam Ahmad.

"Queremos fazer mais projetos assim neste verão (Hemisfério Norte), o que nos permitirá ir mais rápido nas colaborações".

Vale notar que a Microsoft comprou há nove anos 1,6% das ações do Facebook.