Na terça-feira (10), a Nasa anunciou a descoberta de 1.284 planetas fora do nosso sistema solar. A descoberta foi possível através do telescópio espacial Kepler.

"Este anúncio mais do que duplica o número de exoplanetas descobertos pelo telescópio Kepler", indicou Ellen Stofan, cientista-chefe da agência espacial americana.

"Isso nos dá esperança de que em algum lugar lá fora, em torno de uma estrela muito parecida com a nossa, poderemos, eventualmente, descobrir um planeta parecido com a Terra", disse ainda.

Lançado em 2009, o observatório espacial Kepler, já monitorou 150.000 estrelas em busca de sinais de corpos em órbita, principalmente aqueles com capacidade de sustentar a vida.

"Nossa galáxia, a Via Láctea, pode ter mais planetas do que estrelas", prevê Paul Hertz, diretor Divisão de Astrofísica na sede da Nasa. A ilustração abaixo é uma concepção artística sobre a descoberta.

"Antes de o telescópio espacial Kepler ser lançado, nós não sabíamos se os exoplanetas seriam raros ou comuns na galáxia. Graças ao Kepler e ao trabalho da comunidade científica, sabemos agora que talvez haja mais planetas do que estrelas", afirma Paul Hertz, diretor Divisão de Astrofísica na sede da Nasa. "Esse pressuposto nos leva a trabalhar com mais entusiasmo em futuras missões para que possamos, num futuro não muito distante, ter a certeza de que não estamos sozinhos no universo", disse ainda.

"Este anúncio mais do que duplica o número de planetas confirmados pelo projeto Kepler", disse Ellen Stofan, cientista-chefe na sede da NASA em Washington.

"Dos cerca de 5.000 candidatos a planetas encontrados até agora, mais de 3.200 já foram verificados, e 2.325 deles foram descobertos pelo Kepler", disse a Nasa em um comunicado.

De acordo com a agência, a recente descoberta conta com 550 corpos que podem ser planetas rochosos como a Terra.

"Nove destes novos planetas descobertos orbitam zonas habitáveis do seu sol, que é a distância de uma estrela onde podem registrar temperaturas que permitam a existência de água em forma líquida", disse a Nasa.