No último sábado (23), dados de centenas de usuários do Spotify vazaram na internet, incluindo login e senha de usuários. Uma lista está circulando pela web e conta com informações de assinantes do serviço de streaming do mundo todo.

O Spotify nega que as suas informações tenham sido furtadas dos servidores e disse que monitora constantemente depósitos na web, como o Pastebin, que abrigou os dados.


Dados de centenas de usuários do Spotify vazam na web. Dica é não reutilizar senhas em diferentes serviços.

"O Spotify não foi invadido e os registros de nossos usuários estão seguros", garantiu um porta-voz para a imprensa.

"Nós monitoramos o Pastebin e outros sites regularmente. Quando nós encontramos credenciais do Spotify, nós primeiramente verificamos se elas são autênticas, e se elas forem, nós imediatamente notificamos os usuários afetados para alterar suas senhas".

De acordo com um especialista em segurança, o vazamento das informações pode ser resultado de um banco de dados de vítimas de phishing. Há relatos de contas invadidas e também de atividades não-autorizadas, como músicas que o usuário não escutou e que estão aparecendo na lista de faixas recentes. Além disso, outros usuários relatam violação das suas contas de e-mail e também alteração de senhas.

Como dica, os usuários não devem reutilizar logins e senhas em diferentes serviços, bem como usar senhas seguras e prestar atenção nos e-mails suspeitos. Para completar, a troca de senha é indispensável para garantir que os dados não sejam usados por terceiros. As recomendações são simples, porém  vitais e necessárias no mundo virtual.