Nesta terça-feira (19), o Google lançou o seu relatório anual de segurança do Android, referente ao ano passado. Conforme o documento, 0,5% de todos os aparelhos Android no mundo foi infectado por algum tipo de programa nocivo em 2015.


Google afirma que 0,5% dos aparelhos equipados com o sistema Android foram infectados em 2015.

A empresa afirma que a conclusão do relatório está baseada inclusive com a contabilização de dispositivos Android que instalam aplicativos de outras fontes além da Google Play. A empresa afirma que se fosse levado em consideração apenas aparelhos que aceitam somente aplicativos vindos da Google Play, a porcentagem cairia para somente 0,15%.

O Google disse que "é crítico que nós projetamos usuários que instalam aplicativos de fora da Google Play também".


Android Marshmallow está presente em 4,6% dos aparelhos.

A porcentagem parece pequena, porém, representa um grande número de aparelhos Android. Conforme informações, no mundo há cerca de 1,4 bilhões de aparelhos equipados com o sistema do Google, sendo assim, 0,5% desse número representa 7 milhões de dispositivos.

O Google citou que entre as ameaças nocivas mais comuns estão as chamadas "Hostile Downloaders". Tais aplicativos, ao serem instalados, baixam e instalam outros aplicativos nocivos no aparelho.

O Android 6.0 Marshmallow foi lançado no ano passado, e com ele algumas melhorias no quesito segurança, incluindo um sistema mais avançado de permissões e também exigência de criptografia total de dados. Atualmente, cerca de 4,6% dos aparelhos utilizam a nova versão do sistema.