O Google começou a disponibilizar vídeos em tempo real filmados com câmeras que captam em 360 graus. Para ver tais vídeos é necessário ter um CardBoard, um Gear VR ou mesmo outro gadget que permita a visualização em 360 graus.

No próximo final de semana o Google começará a transmitir o festival musical Coachella nesse novo formato. Vale ressaltar que há anos a empresa já oferece a visualização de vídeos ao vivo, porém, esta é a primeira vez que irá oferecer essa modalidade de apresentação.

Usuários de iPhones também poderão conferir o evento musical em 360 graus. Além disso, todos os aparelhos Android que contam com tal software e ainda o aplicativo mais recente do YouTube poderão reproduzir o conteúdo.

O YouTube, agora, passa a ser o primeiro serviço a oferecer esse tipo de visualização em tempo real.

Conforme a Fast Company, os vídeos serão transmitidos pelo YouTube com resolução Quad HD a 60 quadros por segundo. Para o lançamento, o Google irá usar as câmeras chamadas ALLie e Orah 4i.

Inicialmente, as transmissões ao vivo ficam restritas ao YouTube. Porém, futuramente, devem ser disponibilizados ao público.

Para uma melhor experiência na visualização dos vídeos em 360 graus, é preciso algum dispositivo de realidade virtual como o Gear VR, da Samsung, ou o próprio CardBoard, uma versão de baixo custo criado pelo Google.

"O que mais anima sobre a narrativa em 360º é que ela nos permite abrir as experiências do mundo para todos. Os alunos podem agora experimentar eventos de notícias na sala de aula, os viajantes podem experimentar locais distantes e exploradores podem mergulhar em alto mar. Todos sem as limitações físicas do mundo real. E as crianças de hoje, que sonham ir a um jogo de basquete ou um concerto, podem acessar essas experiências em primeira mão, mesmo se elas estão longe do local. O que antes eram experiências para poucos, agora estão disponíveis para qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento", explica o comunicado do Google.

Confira abaixo o trailer do festival Coachella em 360 graus.