O QUE HÁ DE NOVO

Smartphone é o meio mais utilizado pelos brasileiros para acessar internet

Rafaela Pozzebom por Rafaela Pozzebom Tecnologia

Os smartphones já são considerados os preferidos para acessar internet no Brasil, ultrapassando, inclusive, os computadores. O resultado é da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) nesta quarta-feira (6).

Os dados são referentes a 2014, e mostram que a internet, pela primeira vez, chegou a mais da metade das casas brasileiras. Do total de 36,8 milhões de casas conectadas, 29,6 milhões contam com um telefone móvel para se conectar, o que representa 80,4% do total.

Até 2013, o meio mais usado para acessar a internet no Brasil era mesmo os computadores. Porém, a realidade mudou em 2014, e os PCs passaram ser segunda opção.

Os tablets e as TVs inteligentes tinham 21,9% (8,1 milhões) e 4,9% (1,8 milhões), respectivamente, de casas ligadas à internet.

Em alguns lares, apenas um dos dispositivos online são usados. Mesmo assim, o número das residências que utilizam celulares ou tablet já superou a quantidade das que possuíam apenas computador. Em 2013, em 42,4% das casas usavam somente computador. Já o uso de celulares ou tablets atingiram 11,5% do total.

A pesquisa mostrou que a realidade é esta: TV (17,4%) x celular ou tablet (23,1%). Em 21 Estados e no Distrato Federal a porcentagem está favorável para o uso de celulares para o acesso à internet. Estados como Roraima, Amazonas, Pará, Sergipe, Piauí, Acre, Tocantins, Maranhã, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Alagoas, Goiás, Espírito Santo, Paraíba, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rondônia e no Distrito Federal, Amapá e Minas Gerais, o uso de celulares está dominando.

Os computadores, por sua vez, ainda aparecem na frente no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Do total de usuários da internet no Brasil, o IBGE revelou que o acesso à internet através de conexão discada corresponde apenas a 0,8% das casas.

Assuntos bandalargabrasil, internet, smartphone, brasil e rafaelapozzebon
Siga nas redes
Encontrou algum erro no texto?

Entre em contato com o autor e nos ajude a melhorar a qualidade dos posts cada vez mais!

AVISAR
O QUE LER EM SEGUIDA
Comentários
Últimas publicaçõesver tudo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.