A partir desta quarta-feira (6), o Facebook irá permitir que as transmissões de vídeo em tempo real possam receber novos recursos. Assim, as exibições ficarão reunidas em canais temáticos, onde serão permitidos convites a amigos, inclusão de "reações" e botões animados alternativos ao famoso "curtir".

Com as novidades, o Facebook Live fica ainda mais interativo, além disso, as transmissões ficam mais fáceis de serem encontradas.

As reações agora podem ser usadas também nos vídeos ao vivo. Assim, conforme as imagens são liberadas, os usuários poderão escolher, além do dedo apontado para cima, os ícones "Amei", "Uau", "Triste" ou "Grr".

"Nós tivemos a ideia de incluir as ‘reações no 'Live', mas de um jeito que realmente mostrasse visualmente quão forte eram seus sentimentos", comenta Will Cathcart, vice-presidente de produto do Facebook. As opções não ficarão agrupadas conforme já acontece nas publicações, mas sim exibidas na tela assim que selecionadas.

Replay

Antes, os vídeos ao vivo já podiam ser reprisados, porém agora contam com um recurso para poder fornecer a mesma sensação de interatividade às pessoas que perderam a transmissão em tempo real.

Chega aí

Através do recurso é possível convidar os amigos para que possam acompanhar o vídeo que estejam vendo. "Se eu estiver vendo uma transmissão de um jogador de futebol espetacular e eu sei que um amigo meu adora o cara, eu posso convidá-lo para que ele se junte a mim e aproveite também", disse Cathcart.

De cara nova

O Facebook também irá liberar um recurso de filtro, semelhante ao que já existe no Instagram. Os autores do vídeo poderão deixar as imagens em preto e branco e ainda desenhar ou mesmo escrever sobre as imagens.

Canais ao vivo

Para poder espalhar ainda mais as transmissões, a rede social criou uma área específica dentro do próprio aplicativo para agrupar tais vídeos, como por exemplo, sobre Política, Tecnologia, etc.

Grupos

O usuário era notificado de um "Live" caso fosse criado por um perfil que estivesse seguindo. Com a atualização, agora ele também será comunicado se uma transmissão ao vivo acontecer também em um grupo ao qual ele faz parte ou mesmo em um evento que tenha demonstrado em participar.