O Facebook, após enviar notificações de segurança para vários usuários do mundo, perguntando se estavam bem após o ataque suicida no Paquistão, emitiu um pedido de desculpas no domingo (27).

A ferramenta "status de segurança" da rede social é responsável por enviar mensagens durante grandes incidentes para que os usuários que estejam próximos aos locais atingidos possam informar seus amigos e parentes que estão bem.


Vários usuários do Facebook do mundo todo receberam mensagens após o ataque suicida no Paquistão. O recurso da rede social serve para indicar parentes e amigos que os usuários estão bem.

"Nós ativamos o ‘status de segurança’ em Lahore, no Paquistão, depois de uma explosão. Nós esperamos que as pessoas na área do bombardeio achem o ‘status de segurança’ uma maneia útil e prestativa para avisar seus amigos e familiares de que estão okay", informa o Facebook. "Infelizmente, muitas pessoas não afetadas pela crise receberam a notificação perguntando se elas estavam okay", disse ainda a rede social.

No entanto, o que deveria ser um alerta local, foi enviado para vários usuários no mundo, inclusive em São Paulo, no Brasil. O Facebook explica que as mensagens enviadas para as pessoas que estavam localizadas longe da ação terrorista foram em decorrência de uma falha no serviço.

O Facebook possui três métodos de determinar a localização do usuário: pelo sistema de geolocalização do aplicativo, através do último checkin, ou pela cidade em que o usuário se conectou à internet pela última vez.