Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, teve um encontro no último sábado com Liu Yunshan, chefe da propaganda no país. A tentativa é a entrada em mercados em que a rede social não pode ser acessada. A conversa ocorreu em Pequim. As informações são da agência de notícias estatal Xinhua.

O encontro, que é considerado raro, sugere que as relações entre o Facebook e o governo da China podem estar melhorando. Vale notar que o país tem controle sobre a internet usada pelos usuários e ainda censura vários sites, incluindo o Facebook e outras redes sociais, como YouTube, Google e Twitter.


Mark Zuckerberg nunca escondeu o desejo de inserir a sua rede social na China. O país mantém controle sobre a internet e censura vários sites, incluindo Facebook, Twitter                        e Google.                                   

Na ocasião, Liu, que faz parte do Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês, elogiou a tecnologia empregada no Facebook e ainda os métodos de gerenciamento.

 Liu, de acordo com a Xinhua, disse: "A China espera que o Facebook possa fortalecer laços, compartilhar experiências e melhorar o entendimento mútuo com as empresas de Internet chinesas".

Mark Zuckerberg está na China para participar do fórum de Desenvolvimento, uma conferência patrocinada pelo governo e que conta com vários executivos e ainda a elite governamental do país.

A China é considerada a segunda maior economia do mundo e atualmente a população conectada à web atingiu 688 milhões de pessoas.