Chris Charla, Diretora de ID da Xbox, em uma atualização do site news.xbox.com, deixou claro o interesse da Microsoft em estender os seus recursos de multiplayer multiplataforma, onde jogadores de diferentes consoles podem jogar juntos, a outras concorrentes, o que nos leva a crer que o principal alvo deste "convite" é o PlayStation 4.

As colocações sobre o cenário multiplataforma vieram em uma publicação falando sobre algumas outras novidades e também sobre a Game Developers Conference (GDC) da Xbox, que acontece de hoje (14) até o dia 18, no Moscone Center, em São Francisco nos Estados Unidos, onde desenvolvedores independentes poderão mostrar seu trabalho no programa ID @ Xbox, que hoje conta com mais de 1.400 estúdios de criação para Xbox One e Windows 10.

Depois de Rocket League se tornar o primeiro jogo a abrir as portas do mundo cross-platform entre o Xbox One e o PC, ao que tudo indica, a possibilidade de jogadores que estão em plataformas diferentes, e de empresas concorrentes, poderem jogarem juntos está se tornando a cada dia uma realidade.

Na postagem, a Diretora de ID Chris Charla disse: "Estamos permitindo aos desenvolvedores que suportem gameplay cross-network também. Isso quer dizer que jogadores do Xbox One e do Windows 10 utilizando a Xbox Live poderão jogar com jogadores em diferentes multiplayer networks - incluindo outras networks de consoles e PC. "

Ainda na atualização, Charla deixou claro que o interesse em juntar as plataformas não depende apenas das networks, mas também das desenvolvedoras, que devem estar dispostas a criar este ambiente multiplaforma online, o que ainda assim não afetaria nas escolhas dos jogadores do Xbox One: "É uma escolha das desenvolvedoras em suportar essa opção, e os jogadores da Xbox Live sempre terão a opção de jogarem apenas com outros jogadores da Live. " E finalizou: "Estamos entusiasmados para confirmar que a Psyonix com Rocket League será um dos primeiros jogos a aproveitar essa capacidade [...], com um convite aberto para outras networks para participarem também. "

A Sony Costuma não falar muito sobre o assunto e, ao que parece, até o momento não teve interesse em unir a PlayStation Network com a Xbox Live, no entanto, com este "convite", talvez esta barreira seja quebrada e finalmente será possível realizar uma gameplay multiplataforma, com jogadores do PC, do Xbox One e do PlayStation 4 juntos.