A diferença que o Sistema Operacional pode fazer no desempenho do computador é sempre uma grande discussão entre os entusiastas de hardware e software, principalmente quando se trata de jogos, que requerem ainda mais performance do seu equipamento. Agora que o Windows 10 já roda em uma versão confiável, a dúvida surge entre os gamers: ele é realmente bom para jogos?

Se você acha que existe grandes diferenças entre um sistema operacional e outro, talvez você esteja enganado, ela se baseia basicamente na compatibilidade de certos jogos que podem ter suporte para diferentes SOs, no entanto, já sabemos que uma plataforma Windows é a que tem o maior número de títulos compatíveis na Steam, que é também o principal aplicativo de licença de jogos presente hoje na internet, portanto, tenha a certeza de que, se estiver chegando para os PCs, o jogo que você quiser certamente estará disponível para as últimas versões do sistema da Microsoft.

DirectX 12, a maior promessa para o Windows 10

O Windows 10 tem como sua maior promessa o DirectX 12, a nova API que promete revolucionar o mercado e aumentar o desempenho dos hardwares que utilizam o Windows tanto nos PCs quanto nos consoles, ou seja, o Xbox One também irá desfrutar do desempenho oferecido por ele. De maneira resumida, o DX 12 trabalhará de forma diferenciada em conjunto com as placas de vídeo atuais, em vez de utilizar apenas um núcleo de processamento, a API dividirá tarefas entre os vários núcleos presentes no hardware, permitindo que este tenha uma folga maior para processar as informações necessárias e também que termine seus processos em menos tempo.

Com o desempenho do sistema operacional impulsionado pelas promessas do DirectX 12, novos efeitos poderão ser implementados e outros como, por exemplo, fumaça e fogo, poderão ser melhorados para chegar cada vez mais perto da realidade. É claro, ainda não temos como saber se estas promessas poderão se tornar uma realidade, pois ainda não tivemos um game utilizando a API nativamente, mas apenas utilizando alguns de seus implementos.

Os melhores jogos exclusivos para o Xbox One

É melhor que o Windows 8.1 e 7?

Segundo testes realizados por vários sites especializados como a MaximumPC, vídeos mostrando desempenho em tempo real e comentários em grupos de fóruns, o Windows 10 é sim melhor que as suas versões anteriores. Em jogos, o FPS é um pouco mais alto e o clock dos núcleos é minimamente maior, no entanto, isto é tudo, ambos os sistemas operacionais apresentaram desempenhos muito parecidos.

Como já era de se imaginar, os especialistas e grandes credores do Windows 10 dizem que a verdadeira diferença será vista quando o DirectX 12 foi finalmente implantado nos jogos, que certamente não estarão presentes em versões anteriores do SO pela falta de portabilidade da API nas mesmas.

Vídeo incorporado do YouTube

O investimento no cross platform

Bem como a Microsoft já vem anunciando a um certo tempo, o investimento em retrocompatibilidade de jogos entre o Xbox 360 e o Xbox One vai se tornar cada vez mais constante, no entanto, estes ports também estão chegando ao PC, que começará a receber alguns títulos que antes eram exclusivos dos consoles da MS pela loja do Windows 10.

Dar uma maior importância para os jogos parece ser uma promessa que será cumprida quando novos títulos que foram anunciados como exclusivos do Xbox One estarão chegando ao PC também, Quantum Break foi o primeiro exclusivo a ser anunciado para fazer parte da biblioteca da loja do Windows 10, ou seja, a princípio ele não será lançado nem ao menos para a Steam, tornando-se um exclusivo da Microsoft assim como Battlefield atualmente é exclusivo da EA pela Origin. Existem rumores de que ScaleBound, ReCore e Gears of War 4 também deixarão de ser exclusivos do XboxOne e chegarão a loja do Windows 10, mas nada disso ainda foi confirmado.

Vídeo incorporado do YouTube

Como já havíamos mencionado, a Microsoft também está prometendo investir no multiplayer cross platform, que permitirá que jogadores do Xbox One jogue com quem esteja no PC, o que provavelmente será viabilizado pela própria loja do Windows 10, que será a principal porta de interação entre ambas as plataformas pelos já comentados exclusivos da empresa, e não mais apenas de uma das plataformas.

Afinal, é bom ou não é?

Sim, o Windows 10 é tão bom quanto o 8.1 e o 7, no entanto, como já citamos anteriormente, essa diferença não é tão esmagadora quanto a Microsoft tanto tentava deixar claro. A última esperança dessa superioridade se tornar uma realidade é, de fato, o tão falado DirectX 12 que, se for facilmente portado para os jogos da atual geração, vai revolucionar a indústria e mostrar ao mundo que a Microsoft finalmente está dando a importância merecida para os games no PC.

Vale lembrar novamente que o DirectX 12 estará chegando também para o Xbox One, o que tornará a portabilidade de jogos ainda mais fácil e abrirá ainda mais portas para a compatibilidade de títulos exclusivos dos caixistas chegando ao PC. É possível também que a facilidade que ambas as plataformas oferecerão aos desenvolvedores chegue a outro nível, e o tão sonhado multiplayer cross platform se torne uma realidade maior do que o conceito pouco aplicável que é hoje, permitindo que gamers de Xbox One e PC tenham a experiência de jogar juntos sem problemas de conexão.

Se quando você estiver lendo esta matéria o DirectX 12 já esteja rodando nos principais lançamentos da geração e, claro, ele esteja funcionando perfeitamente, não há dúvida alguma de que o Windows 10 é o melhor sistema operacional para o seu PC gamer, no entanto, se ele ainda for apenas um sonho, saiba que sim, o sistema operacional da Microsoft é muito bom para jogos e não existe motivos aparentes para não utilizá-los já que todos os drivers para placas de vídeo atuais já estão operantes e garantindo total compatibilidade.

É provável que a Microsoft não nos decepcione tão cedo, pois, a cada novo Windows, vemos a nossa experiência como jogadores ficar cada vez melhor e a empresa investindo cada vez mais no desempenho oferecido para quem joga. O que nos resta é acreditar que as desenvolvedoras utilizarão o DirectX 12 e que ele seja tão bom quanto promete.