A Agência Espacial Americana anunciou a decisão de adiar em dois anos o lançamento do robô americano InSight, responsável pelo estudo do solo de Marte. Assim sendo, a Nasa remarcou o lançamento para 5 de maio de 2018.

A razão para adiar o lançamento está atribuída a um problema em um instrumento de medição sísmica fornecido pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES).


Missão para Marte precisou ser adiada devido problemas técnicos. A nova data mencionada pela Nasa é 5 de maio de 2018. O objetivo da missão é esudar a formação dos                                                                                       planetas rochosos.                                                                                       

"A compreensão do subsolo de Marte é um objetivo de planetólogos há muitas décadas e estamos muito felizes por estar de volta no caminho certo para lançar esta missão, agora em 2018", afirmou John Grunsfeld, chefe de programas científicos da Nasa.

A  InSight (Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport) é a primeira missão destinada ao estudo do subsolo de marte e deverá ter duração de dois anos. A missão tem como objetivo estudar a formação dos planetas rochosos, o que inclui a Terra e sua evolução ao longo do tempo.

O custo para a missão está estimado em 675 milhões de dólares. Porém, com o atraso, deverá ocorrer algumas alterações.