Estava prevista para acontecer em março de 2016 a missão "InSight", para Marte. Porém, a Nasa, na terça-feira (22), anunciou que suspendeu o lançamento devido problemas com um componente chave.

O módulo de aterrisagem foi desenvolvido para explorar o subsolo da superfície do Planeta Vermelho, e tem como objetivo descobrir como se dá a formação dos planetas rochosos do Sistema Solar.


Nasa suspende missão para Marte. Agora, deverá ocorrer somente em 2018.

A suspensão da missão pela agência espacial americana aconteceu por um problema em um componente, no sismômetro que é fornecido pelo Centro nacional de Estudos Espaciais da França (CNED) e que foi projetado para medir qualquer movimentação de terra.

Na segunda-feira foi realizado teste de resistência na qual a nave foi submetida a menos de 45 graus centígrados e com isso foi observado os vazamentos na esfera de vácuo que contém o instrumento sísmico da nave.

"Ficamos sem tempo", disse o administrador associado do diretório cientista da Nasa, John M. Grunsfeld.

"A decisão sobre os passos a seguir será tomada nos próximos meses, mas uma coisa está clara: a Nasa continua comprometida com as descobertas científicas e a exploração de Marte", disse John Grunsfeld, administrador associado para as missões científicas da Nasa.

A missão Insight iria medir todos os movimentos sísmicos de Marte para que os astrônomos pudessem entender melhor os tremores e também a parte interior do planeta.

A agência não informou uma nova data para o lançamento da missão, porém, deverá acontecer pelo menos dois anos após a data prevista, assim, somente em 2018. Isso tudo por causa das órbitas relativas do Planeta Vermelho e da Terra.