Testes com carros autônomos já iniciaram, isso não é mais novidade. Porém, no Reino Unido, a ideia agora é começar a testar o uso de caminhões autônomos nas estradas do país. Para isso, o governo do Reino Unido pretende separar uma verba ainda neste mês para testar os veículos.

Para os testes, comboios de dez caminhões de carga sendo conduzidos de modo autônomo por uma parte das estradas. Ao moverem-se em grupo, a tendência é gastar menos combustível.

A proposta, segundo informações,  é do chancellor George Osborne e a grande intenção é agilizar as entregas e ainda reduzir os congestionamentos nas vias. O Times cita ainda que os testes seriam uma "revolução tecnológica das estradas".

O presidente da Associação de Automóveis (AA) do Reino Unido, Edmund King, disse à BBC que acredita ser "muito difícil" um esquema de caminhões autônomos na região, já que as estradas do país contam com muitas entradas e saídas.

"As vantagens dessa tecnologia podem ser notadas nas estradas desertas da Austrália, mas temos rodovias lotadas no nosso país, nas quais os motoristas estão constantemente tentando entrar e sair. Eles só vão obstruir a passagem dos carros", avaliou King. 

Os testes serão realizados em um pedaço da rodovia M6, que conta com menos trânsito e também não possui tantas vias de acesso. Sendo assim, terá menos obstáculos e os veículos poderão transitar com maior fluidez.

O governo ainda não informou qual veículo será usado para os testes. A estimativa é que se use um caminhão da Daimler, pois a Alemanha já realizou testes com um veículo dessa marca. Para a viagem, claro, a presença de um motorista humano é obrigatória.