O Google, ao longo do tempo, está realizando vários testes com os seus carros autônomos, isto é, que são guiados sem motorista. Porém, de acordo com um relatório divulgado pela empresa recentemente, o Google informou que no último dia 23 um dos seus veículos autônomos colidiu contra um ônibus de transporte público de Mountain View, na Califórnia (EUA).

A empresa, após o episódio, admitiu o erro. Este pode ser o primeiro acidente que aconteceu por falha do piloto automático desde que os carros começaram a circular.


Carro autônomo do Google colide contra ônibus na Califórnia.

O motorista do Lexus RX450h disse que na hora da colisão o carro havia desviado de obstáculos na pista, e ao retornar ao centro, acabou atingindo a lateral do ônibus, causando poucos danos e sem feridos.

O responsável pelo carro revelou à agência Reuters que o veículo trafegava a pouco mais de 3 quilômetros por hora no momento do acidente, o ônibus, por sua vez, a 25 quilômetros por hora. O motorista explica que nenhuma ação foi tomada, já que parecia que o motorista do coletivo estava esperando que o carro voltasse a pista.

"Eu acreditei que o ônibus iria diminuir a velocidade ou permitir que o veículo [autômato] do Google passasse", disse ele.

"Nós obviamente assumimos alguma responsabilidade, já que se o nosso carro não tivesse se movido, não teria havido colisão", disse um porta-voz do Google em relatório publicado no último domingo (28). "Nosso motorista acreditou que haveria espaço suficiente para a manobra".

A nota do Google ainda continua: "De agora em diante, nossos carros ‘compreenderão’ mais profundamente que ônibus (e outros veículos de grande porte) são menos propensos a desviar do que outros tipos de veículos - e nós esperamos poder lidar com situações assim de forma mais graciosa no futuro".