Quem costuma andar de avião sabe que as cabines de banheiros costumam ser bem apertadas. Então, se é ruim para usar, para limpar não seria diferente. Pensando nisso, engenheiros e designers da Boeing desenvolveram um toalete para aeronaves com lavagem automática, que é capaz de matar até 99,99% as bactérias através da luz ultravioleta.

A tecnologia é capaz de desinfetar todas as superfícies da cabine após cada uso em até três segundos.


Tecnologia deixará banheiros sempre limpos nos aviões.

"Estamos tentando aliviar a ansiedade pela qual passamos quando usamos um banheiro que vira um treinamento físico durante um voo", afirmou Jeanne Yu, diretora de desempenho ambiental da divisão comercial da fabricante de aviões, através de comunicado.

Conforme Robert Mann, consultante de avião, a novo conceito traz uma virada para a empresa. "A Boeing deveria fazer testes em solo em instalações públicas em grandes cidades para desenvolver alguma credibilidade nas ruas", afirmou.

Mann disse ainda que as empresas aéreas podem economizar gastos com a manutenção com a tecnologia. "É notoriamente difícil manter os banheiros funcionando em alto padrão, o que aparece na forma de odores que não podem ser controlados e, eventualmente, na corrosão de estruturas adjacentes ao módulo do banheiro", disse ainda.

 Ingo Wuggetzer, vice-presidente de marketing da empresa europeia, disse que a Airbus está trabalhando para melhorar as cabines de banheiros em jatos comerciais.

"A Airbus está desenvolvendo tecnologias 'touchless' para nossos lavatórios futuros, e também incluiremos superfícies 'antibacteriais' como acessórios futuros", afirmou Wuggetzar. "Além disso, além de melhorar a higiene, o ambiente e o frescor geral serão notavelmente realçados. Então, no geral, a Airbus está prestes a aumentar significantemente o nível da experiência dos passageiros ao usarem um lavatório em voos".