O Google iniciou os testes de um novo aplicativo que possibilita aos usuários o pagamento de contas através de voz em lojas físicas, e com isso, sem a necessidade de usar senhas. Para realizar a transferência do dinheiro não é preciso tirar smartphone do bolso.

Chamado de Hands Free, o aplicativo está disponível para Android e iOS, e é considerado um complemento do Android Pay. Com isso, as pessoas poderão realizar pagamentos em diferentes locais apenas informando que está usando o aplicativo.


                                                  Pagamento em estabelecimentos físicos poderão ser feitos sem a necessidade de retirar o smartphone do bolso.                                                              

Para que os comerciantes também possam oferecer o serviço de pagamento aos seus clientes, eles necessitam ter um dispositivo com o Hands Free. Assim, o atendente precisa perguntar as iniciais do nome e a foto cadastrada no Hands Free irá surgir na tela. Após comparar a imagem da tela com a do cliente, o débito será realizado. Vale notar que tudo estará baseado nos serviços de localização e Bluetooth do smartphone.

Após a transação, as imagens que constam no terminal de pagamento são automaticamente apagadas, informou o Google. Além disso, a empresa diz que pretende instalar câmeras de reconhecimento facial nos locais que oferecerem tal modo de pagamento.

Inicialmente, o Hands Free está sendo testado na área da baía de São Francisco, nos Estados Unidos.