O Instagram, além de uma rede social pessoal - utilizada para expor momentos de lazer e diversão - é também usado por empresas para expor marcas ou mesmo fazer uma autopromoção. No local destinado ao perfil, muitos usuários, citam, inclusive, links clicáveis para outros sites, incluindo outras redes sociais, como Snapchat e Telegram.

É comum vermos o perfil dos usuários repleto de links interligando redes sociais acesso a perfis do Twitter, Snapchat e também do Facebook. Dentre estes links muitos usuários utilizam dos chamados deep links "add me" ou "follow me" para angariar mais seguidores de forma não natural. Está prática deve mudar a partir de agora. 

Pavel Durov, fundador do Telegran, disse quem em breve os usuários não poderão mais linkar as outras contas em diferentes redes através do Instagram.

Já um porta-voz do Instagram disse que a decisão foi tomada já que "essa não é a maneira como a plataforma deve ser usada". Em nota ao Oficina da Net a Assessoria do Instagram disse:

Removemos o recurso que permitia incluir deep links de "add me" nos perfis do Instagram. Tratam-se de casos raros que vão contra o modo como funciona a nossa plataforma. Outros tipos de links e deep links continuam sendo permitidos."

O Instagram é a oitava maior rede social do mundo do momento com 400 milhões de usuários ativos.