A Microsoft declarou que irá fechar dezenas de lojas físicas no Brasil. Sem qualquer explicação plausível, a empresa limitou-se a dizer que se trata apenas de uma "decisão estratégica".

De acordo com informações do site, no país existem 47 endereços de lojas no Brasil, que estão espalhadas em 13 estados diferentes. As lojas e quiosques são responsáveis pela venda de computadores, softwares, consoles e ainda acessórios para Xbox e celulares da linha Lumia.


Crise no Brasil pode ser um dos motivos para o fechamento das lojas da Microsoft.

Assim sendo, no total, 27 das lojas serão fechadas. Os pontos de venda fazem parte da rede da franqueada Águia Telecom. Com isso, os estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraná e Amazonas deixarão de contar com lojas físicas da Microsoft.

"A Microsoft, em conjunto com seus franqueados, em uma decisão estratégica para o canal, confirma o fechamento programado de determinadas lojas físicas da marca Microsoft Store - Revendedor Autorizado, no Brasil. A empresa esclarece, no entanto, que o serviço da loja online da marca segue operando normalmente e atendendo a todo o território nacional", disse a Microsoft através de nota.

As lojas físicas foram abertas no Brasil há pouco menos de um ano, que ocorreu em abril do ano passado. Todos os pontos eram antigas lojas da Nokia.

A explicação para o fechamento das lojas pode estar associado a vários fatores, explica Leonardo Munin, analista da consultoria IDC Brasil.

De acordo com o analista, a crise, a alta do dólar e o fim da MP do bem, podem sim ter afetado a decisão da Microsoft no país. "O mercado brasileiro teve queda de 15% em 2015, e deve ter a mesma queda em 2016", explica Munin.