Sabemos que o Whatsapp está presente na maioria dos smartphones reinando absoluto na categoria de mensageiro eletrônico, suas funcionalidades vão além de simplesmente enviar e receber mensagens, existem envio de fotos, vídeos e chamadas de voz. Além dos famosos grupos dos mais diversos propósitos.

Nós usuários de whats será que já paramos para pensar o quanto somos reféns do mesmo? Lembram de quando ficou fora do ar por uma liminar da justiça? Aqui .Ficamos todos desesperados procurando alternativas para driblar o bloqueio.

Sabemos também que está entre os grandes vilões em relação ao consumo de recursos do smartphone, conforme nossa matéria aqui. Para não ficarmos na "Whats Dependência", talvez seja interessante testarmos uma segunda opinião.

Pegamos o ICQ, na qual já fizemos um review do app e você pode conferir. Realizamos um comparativo dos recursos e funcionalidades que o WhatsApp e o ICQ oferecem a nós usuários. As imagens a seguir obedecerão um padrão de que sempre o print da tela do WhatsApp ficará a esquerda e o print da tela do ICQ ficará a direita.

Começando pelo consumo dos recursos do smartphone, nossos testes foram em um Nexus 5, o espaço que o aplicativo ocupa na memória do aparelho é algo bem relevante e o ICQ já leva vantagem pois o Whats consome 47,17 MB de memória enquanto o ICQ consome 31,59 MB.

 


WhatsApp/ICQ

Quanto a interface as duas são amigáveis, sendo que a disposição fica praticamente a mesma, abre diretamente nas conversas com os contatos em outra aba, tudo muito intuitivo.

 


WhatsApp/ICQ

Pode iniciar uma nova conversa ou um novo grupo, basta escolher dentre os contatos ou criar um grupo. Os contatos do ICQ não estão, necessariamente,  vinculados ao número de telefone, e sim a um usuário e senha que você irá criar, tornando a migração de número e dispositivo muito mais fácil.

 


WhatsApp/ICQ

Em relação aos grupos, de novo o ICQ  possui uma larga vantagem, apesar do WhatsApp ter aumentado o limite para 256 membros, nesta última atualização, o ICQ não tem limitação de número de participantes em um grupo. E o melhor na aba explorar da home tem alguns grupos que você pode entrar se desejar, no whats para entrar em um grupo tem que ser adicionado por alguém.

 


WhatsApp/ICQ

 


ICQ

A interface da conversa é semelhante, com opções de emoticons, ICQ conta também com Adesivos, áudio e chamada de áudio.

O destaque e o difere e muito do adversário testado fica por conta do ICQ que além da chamada de áudio, pode-se fazer vídeo chamada e inclusive participar de videoconferências criadas pelo ICQ.

 


WhatsApp/ICQ

Sobre as opções de compartilhamento apesar do whats permitir o envio de arquivo, só tem aceitação arquivos em PDF o ICQ permite o envio de qualquer arquivo, de qualquer extensão. A possibilidade de enviar um contato e a localidade opções que não constam no ICQ.


WhatsApp/ICQ

Nosso último destaque é referente a portabilidade, o Whats funciona somente no Smartphone e atrelado ao celular se utilizar na web, através de um navegador de internet o que exige recursos de bateria e internet para conseguir utilizar o whats no PC. Já o ICQ existe um software para que você use no seu computador Windows independente do celular, onde você tem tudo e não necessariamente tem que estar com o dispositivo.


WhatsApp

ICQ

Este comparativo é mais para constatar que possamos ter uma ótima opção para quem não quer ficar refém do Whats, o ICQ tem funcionalidades exclusivas e inovadoras, vale a pena baixar e utilizar, então você mesmo pode tirar suas conclusões.

Se você tem alguma experiencia bacana com os dois ou um deles, nos dê o seu relato, contribua para que possamos discutir sobre.

Deixe seus comentários, curta e compartilhe.