Quem aí lembra do famoso ICQ? Para aqueles nostálgicos assim como eu, é algo surreal. Lembro quando passava noites e noites trocando mensagens pelo aplicativo. Para aqueles mais novos - que não pegaram essa fase - eu digo noites, porque antigamente, devido a conexão ser discada, para não gastar um absurdo de telefone, conectava-se depois da meia noite e até as 6 da manhã pagava apenas um pulso e tinha no MÁXIMO 56 kbps de velocidade de conexão, o que normalmente não chegava nem perto. No final de semana conseguíamos ficar conectados por um pulso das 14h de sábado até as 6 da manhã de segunda. Naquela época isso era sensacional. Aliás, falamos disso em um dos nossos ONCASTs

O ICQ reinou soberano por anos, em 2001 atingiu a marca de 100 milhões de usuários, o que na época era estrondoso. Mas acabou perdendo espaço e caindo em desuso para o MSN que foi lançado na mesma época, porém ganhou popularidade depois dele passar a ser incluido no Windows XP. *Posteriormente o Skype tomou a liderança em manobra da Microsoft para popularizar seu software para troca de mensagens instatâneas.

Para aqueles que não o conhecem, o ICQ é um aplicativo de troca de mensagens, do mesmo segmento do Skype, WhatsApp, Messenger, IMO, etc. Seu nome é uma sigla que vem do inglês (I Seek You)  que no português significa "Eu procuro você" e foi lançado em 1996. Hoje porém, ele está completamente renovado, condizente com as nossas necessidades atuais e com diversas funções que irão fazer você voltar ou começar a utilizar o ICQ.

Acredito que me enquadro na categoria Nerd, ou talvez um abobado que guarda tudo. Uma prova disso é que tenho até hoje o meu número de ICQ anotado na agenda do smartphone, nunca imaginava que iria utilizá-lo novamente, mas ele estava lá, sempre que trocava de smartphone eu mudava toda a agenda e ele ia junto. Para minha imensa alegria, fui testar se a minha conta existia e para minha realização ela existia sim, apenas recuperei e cadastrei uma nova senha. Se as minhas contas forem certas, eu tinha ICQ há 12 anos e meu número de ICQ era válido. Nostalgia total.

Tinha todos os meus contatos e inclusive o meu Nick (Apelido) cheio das "firulas" como antigamente se tinha com frequência. Muito bacana terem mantido ainda a conta vinculada ao número.

Pelo site do ICQ atualizei minhas informações como e-mail e número de telefone; fiz o download para o PC e também para o meu celular que possui android.

Sua compatibilidade é com quase todas as plataformas disponíveis, você pode baixar diretamente no site Site oficial ou na loja de aplicativos do seu dispositivo. Testamos as versões para desktop com Windows e também para smartphone com Android. No entanto o aplicativo pode ser encontrado também para MAC OS, iOS, Windows Phone e outras plataformas móveis.

Multi plataforma

Inicialmente já vi uma super vantagem no ICQ em relação aos demais concorrentes, a questão de ser multi plataforma. Isso quer dizer que o app vai funcionar em todos os seus dispositivos simultaneamente, sem nenhum problema, só basta ter o aplicativo instalado e logar com sua conta. O ICQ, além da troca de mensagens, também oferece chamadas de voz e vídeo, variedade de temas e adesivos muito legais para não ficar apenas nos emoji’s. Você sabia: Emoji foi a eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford!

Mais uma vantagem é que você pode comprar créditos e fazer ligações sob baixo custo para qualquer telefone fixo ou móvel. Os valores da chamada/minuto são muito em conta, no site os valores estão em Euro, porém podemos fazer uma conta simples de multiplicar o valor apresentado por 4. Ficando uma ligação para o Rio de Janeiro a R$ 0,08 centavos o minuto.

Usando o ICQ no PC

Primeiramente vamos esmiuçar a versão para computador.

Fiz o download e instalação, simples e sem nenhuma complicação. Iniciando o aplicativo, um ícone para acesso rápido aparece na parte inferior direita de sua tela, na área de notificações.

Você tem a opção de logar com o telefone, UIN (Número ICQ) ou Email. E para quem não tem uma conta, pode registrar, inclusive com a sua conta do Facebook.

O aplicativo é muito intuitivo, a lista de contatos fica à direita podendo agregar mais contatos como os do Yahoo e do Hangout (Google). Na esquerda possui a home, onde você pode conferir as interações de amigos.

A segunda aba é a tela da conversa ativa, podendo trocar mensagens, emoji’s, adesivos, fazer chamadas de áudio e de vídeo, adicionar mais contatos a conversa e enviar arquivos. Também dá para criar um alerta quando esse contato se conectar ou trocar seu status.

A chamada de vídeo é muito estável e com boa qualidade na transmissão de áudio e vídeo.

Chamado de videochat, temos mais um item que o ICQ se destaca, permitindo que se faça uma chama de vídeo entre você e com até mais 3 pessoas. Sendo muito útil para quem precisa fazer uma videoconferência ou vídeo chat entre amigos. Sabendo que pode adicionar inclusive quem está no smartphone isso se torna muito prático. 

A terceira aba da esquerda possui o discador, você pode fazer a ligação para qualquer telefone do brasil e do mundo, além de gerenciar seus créditos para realizar as chamadas.

O Menu, localizado na parte inferior esquerda dos contatos, apresenta as opções de Adicionar Contato, Chamar Telefone, Configurações do Aplicativo (privacidade, notificações, conexão, mensagens, áudio e vídeo, idioma, etc).

Também há as opções de troca do Temas e Cores, Lista de Visibilidade (pode configurar para não ficar visivel para alguns contatos), Importar outras contas ICQ, Meus detalhes (Editar seus dados) e mais algumas opções que você possa vir a utilizar.

A busca por algum contato, pode ser feita pelo nome, email ou número do ICQ, facilitando muito a localização de pessoas que deseja adicionar.

Para aqueles que querem deixar o aplicativo com uma cara diferente, tem as opções de cores e temas que são muito divertidas.

Utilizando o ICQ pelo smartphone                                                                   

O link do site direciona para a Play Store onde fiz o download do aplicativo, você também pode procurar diretamente na loja de aplicativos do seu dispositivo.

Aplicativo bem leve e com consumo relativamente baixo de dados, o tamanho que ocupa no telefone é 35 MB. Abrindo o app na primeira vez pode validar seu número de telefone e conectar usando os dados do Facebook.

Pulando esta primeira parte, vem a tela de login, se você for novo no ICQ, digite seu número de telefone e clique em entrar. Você receberá um SMS com o código de autorização para validar seu número no dispositivo. Posteriormente você configura os demais itens do perfil.

Se tiver uma conta ICQ vá na parte inferior e clique "Eu já tenho um UIN". Então você loga e posteriormente valida seu número de telefone para a conta.

O aplicativo é de fácil manuseio, apresenta as conversas recentes podendo clicar na bolinha na parte inferior e iniciar um bate-papo com um amigo ou criar um grupo. Na segunda aba você encontra os contatos - que podem ser somente os do ICQ ou todos os contatos do dispositivo.

Um mega diferencial é que os grupos do ICQ possuem número ILIMITADO de participantes.

Na aba dos contatos no círculo inferior com um sinal de "+", você pode adicionar contatos (a busca pode ser por nome ou número ICQ). Também dá para fazer a busca avançada, filtrando alguns dados que julgue relevante.

No canto superior esquerdo, na tela inicial, ficam os ajustes que você pode fazer em seu perfil e as configurações do aplicativo. Pressionando sobre seu nome, você entra nas configurações do seu perfil, podendo trocar fotos e os dados referentes a você.

As demais opções são do Status, receber ou não os Alertas e as Configurações do aplicativo.

Opções de Privacidade e Alerta com diversas funções interessantes, destaque para o Anti-Spam e a variedade de configurações dos alertas.

Nas configurações de Mídia o destaque fica por conta de mostrar ou não na galeria suas respectivas imagens, vídeos, etc. Todos temos a experiência de App’s que salvam as mídias direto na galeria e muitas vezes acontece de passarmos por situações constrangedoras devido a isso; a opção de não mostrar na galeria é fantástica, as imagens ficam somente disponível na galeria do bate-papo. As opções são de Sempre Mostrar, Nunca Mostrar ou Personalizado, este último você configura diretamente no bate-papo se quer exibir ou não.

No Geral mais algumas opções uteis de utilização, o tema pode ser claro ou escuro.

Outro destaque super bacana, é que a terceira aba do aplicativo é o Explorar, ele exibe grupos de bate-papo em que você pode entrar e então fazer novas amizades, trocar experiência, se divertir muito e adicionar amigos ao chat.

O aplicativo é muito personalizável: Notificações, Papel de parede, Ver a galeria, Download automático e Mostrar na galeria do seu smartphone. Todas essas configurações para você ajustar a seu gosto.

O bate-papo conta com os emojis tradicionais e mais alguns adesivos muito bacanas que deixarão sua conversa mais divertida. Existem diversas opções de configuração da conversa com o contato selecionado.

Algo fundamental é que além da opção de enviar fotos e vídeos, você pode enviar arquivos (qualquer tipo de arquivo, defino como fantástico pois, por exemplo, você pode enviar músicas, pdf, arquivos do office, etc.).

A chamada móvel é outro destaque já você pode exibir a câmera ou não assim como o áudio e também pode ser chamado para integrar um vídeo chat. A qualidade de transmissão do áudio e vídeo são excelentes.

Veredito

Exploramos praticamente todas as funcionalidades do aplicativo e podemos afirmar que o ICQ ressurge para recuperar o seu espaço entre os gigantes, uma ótima opção para quem precisa de mais funcionalidades além das oferecidas pelos mensageiros atuais.

Vale muito a pena instalar e começar a usar o ICQ, baixei para o teste e certamente ele já vai ficar no meu celular assim como no computador.

Você faz uso do ICQ? Deixe seus comentários, curta e compartilhe.