ICQ. Ele voltou!

Sim, não é mentira. Ele ressurgiu, o programa de comunicação instantânea que reinou em meados dos anos 2000, está de volta e cheio de novidades, buscando recuperar o seu espaço. Fizemos uma análise completa do App.

Por | @oficinadanet Smartphones

Quem aí lembra do famoso ICQ? Para aqueles nostálgicos assim como eu, é algo surreal. Lembro quando passava noites e noites trocando mensagens pelo aplicativo. Para aqueles mais novos - que não pegaram essa fase - eu digo noites, porque antigamente, devido a conexão ser discada, para não gastar um absurdo de telefone, conectava-se depois da meia noite e até as 6 da manhã pagava apenas um pulso e tinha no MÁXIMO 56 kbps de velocidade de conexão, o que normalmente não chegava nem perto. No final de semana conseguíamos ficar conectados por um pulso das 14h de sábado até as 6 da manhã de segunda. Naquela época isso era sensacional. Aliás, falamos disso em um dos nossos ONCASTs

O ICQ reinou soberano por anos, em 2001 atingiu a marca de 100 milhões de usuários, o que na época era estrondoso. Mas acabou perdendo espaço e caindo em desuso para o MSN que foi lançado na mesma época, porém ganhou popularidade depois dele passar a ser incluido no Windows XP. *Posteriormente o Skype tomou a liderança em manobra da Microsoft para popularizar seu software para troca de mensagens instatâneas.

Para aqueles que não o conhecem, o ICQ é um aplicativo de troca de mensagens, do mesmo segmento do Skype, WhatsApp, Messenger, IMO, etc. Seu nome é uma sigla que vem do inglês (I Seek You)  que no português significa “Eu procuro você” e foi lançado em 1996. Hoje porém, ele está completamente renovado, condizente com as nossas necessidades atuais e com diversas funções que irão fazer você voltar ou começar a utilizar o ICQ.

Acredito que me enquadro na categoria Nerd, ou talvez um abobado que guarda tudo. Uma prova disso é que tenho até hoje o meu número de ICQ anotado na agenda do smartphone, nunca imaginava que iria utilizá-lo novamente, mas ele estava lá, sempre que trocava de smartphone eu mudava toda a agenda e ele ia junto. Para minha imensa alegria, fui testar se a minha conta existia e para minha realização ela existia sim, apenas recuperei e cadastrei uma nova senha. Se as minhas contas forem certas, eu tinha ICQ há 12 anos e meu número de ICQ era válido. Nostalgia total.

Tinha todos os meus contatos e inclusive o meu Nick (Apelido) cheio das "firulas" como antigamente se tinha com frequência. Muito bacana terem mantido ainda a conta vinculada ao número.

ICQ. Ele voltou!

Pelo site do ICQ atualizei minhas informações como e-mail e número de telefone; fiz o download para o PC e também para o meu celular que possui android.

Sua compatibilidade é com quase todas as plataformas disponíveis, você pode baixar diretamente no site Site oficial ou na loja de aplicativos do seu dispositivo. Testamos as versões para desktop com Windows e também para smartphone com Android. No entanto o aplicativo pode ser encontrado também para MAC OS, iOS, Windows Phone e outras plataformas móveis.

Multi plataforma

Inicialmente já vi uma super vantagem no ICQ em relação aos demais concorrentes, a questão de ser multi plataforma. Isso quer dizer que o app vai funcionar em todos os seus dispositivos simultaneamente, sem nenhum problema, só basta ter o aplicativo instalado e logar com sua conta. O ICQ, além da troca de mensagens, também oferece chamadas de voz e vídeo, variedade de temas e adesivos muito legais para não ficar apenas nos emoji’s. Você sabia: Emoji foi a eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford!

Mais uma vantagem é que você pode comprar créditos e fazer ligações sob baixo custo para qualquer telefone fixo ou móvel. Os valores da chamada/minuto são muito em conta, no site os valores estão em Euro, porém podemos fazer uma conta simples de multiplicar o valor apresentado por 4. Ficando uma ligação para o Rio de Janeiro a R$ 0,08 centavos o minuto.

ICQ. Ele voltou!

ICQ. Ele voltou!

Usando o ICQ no PC

Primeiramente vamos esmiuçar a versão para computador.

ICQ. Ele voltou!

Fiz o download e instalação, simples e sem nenhuma complicação. Iniciando o aplicativo, um ícone para acesso rápido aparece na parte inferior direita de sua tela, na área de notificações.

ICQ. Ele voltou!

Você tem a opção de logar com o telefone, UIN (Número ICQ) ou Email. E para quem não tem uma conta, pode registrar, inclusive com a sua conta do Facebook.

ICQ. Ele voltou!

O aplicativo é muito intuitivo, a lista de contatos fica à direita podendo agregar mais contatos como os do Yahoo e do Hangout (Google). Na esquerda possui a home, onde você pode conferir as interações de amigos.

ICQ. Ele voltou!

A segunda aba é a tela da conversa ativa, podendo trocar mensagens, emoji’s, adesivos, fazer chamadas de áudio e de vídeo, adicionar mais contatos a conversa e enviar arquivos. Também dá para criar um alerta quando esse contato se conectar ou trocar seu status.

ICQ. Ele voltou!

A chamada de vídeo é muito estável e com boa qualidade na transmissão de áudio e vídeo.

ICQ. Ele voltou!

Chamado de videochat, temos mais um item que o ICQ se destaca, permitindo que se faça uma chama de vídeo entre você e com até mais 3 pessoas. Sendo muito útil para quem precisa fazer uma videoconferência ou vídeo chat entre amigos. Sabendo que pode adicionar inclusive quem está no smartphone isso se torna muito prático. 

ICQ. Ele voltou!

A terceira aba da esquerda possui o discador, você pode fazer a ligação para qualquer telefone do brasil e do mundo, além de gerenciar seus créditos para realizar as chamadas.

ICQ. Ele voltou!

O Menu, localizado na parte inferior esquerda dos contatos, apresenta as opções de Adicionar Contato, Chamar Telefone, Configurações do Aplicativo (privacidade, notificações, conexão, mensagens, áudio e vídeo, idioma, etc).

Também há as opções de troca do Temas e Cores, Lista de Visibilidade (pode configurar para não ficar visivel para alguns contatos), Importar outras contas ICQ, Meus detalhes (Editar seus dados) e mais algumas opções que você possa vir a utilizar.

ICQ. Ele voltou!

A busca por algum contato, pode ser feita pelo nome, email ou número do ICQ, facilitando muito a localização de pessoas que deseja adicionar.

ICQ. Ele voltou!

Para aqueles que querem deixar o aplicativo com uma cara diferente, tem as opções de cores e temas que são muito divertidas.

ICQ. Ele voltou!

Utilizando o ICQ pelo smartphone                                                                   

O link do site direciona para a Play Store onde fiz o download do aplicativo, você também pode procurar diretamente na loja de aplicativos do seu dispositivo.

ICQ. Ele voltou!

Aplicativo bem leve e com consumo relativamente baixo de dados, o tamanho que ocupa no telefone é 35 MB. Abrindo o app na primeira vez pode validar seu número de telefone e conectar usando os dados do Facebook.

ICQ. Ele voltou!

Pulando esta primeira parte, vem a tela de login, se você for novo no ICQ, digite seu número de telefone e clique em entrar. Você receberá um SMS com o código de autorização para validar seu número no dispositivo. Posteriormente você configura os demais itens do perfil.

ICQ. Ele voltou!

Se tiver uma conta ICQ vá na parte inferior e clique "Eu já tenho um UIN". Então você loga e posteriormente valida seu número de telefone para a conta.

ICQ. Ele voltou!

O aplicativo é de fácil manuseio, apresenta as conversas recentes podendo clicar na bolinha na parte inferior e iniciar um bate-papo com um amigo ou criar um grupo. Na segunda aba você encontra os contatos - que podem ser somente os do ICQ ou todos os contatos do dispositivo.

Um mega diferencial é que os grupos do ICQ possuem número ILIMITADO de participantes.

ICQ. Ele voltou!

Na aba dos contatos no círculo inferior com um sinal de "+", você pode adicionar contatos (a busca pode ser por nome ou número ICQ). Também dá para fazer a busca avançada, filtrando alguns dados que julgue relevante.

ICQ. Ele voltou!

No canto superior esquerdo, na tela inicial, ficam os ajustes que você pode fazer em seu perfil e as configurações do aplicativo. Pressionando sobre seu nome, você entra nas configurações do seu perfil, podendo trocar fotos e os dados referentes a você.

ICQ. Ele voltou!

As demais opções são do Status, receber ou não os Alertas e as Configurações do aplicativo.

ICQ. Ele voltou!

Opções de Privacidade e Alerta com diversas funções interessantes, destaque para o Anti-Spam e a variedade de configurações dos alertas.

ICQ. Ele voltou!

Nas configurações de Mídia o destaque fica por conta de mostrar ou não na galeria suas respectivas imagens, vídeos, etc. Todos temos a experiência de App’s que salvam as mídias direto na galeria e muitas vezes acontece de passarmos por situações constrangedoras devido a isso; a opção de não mostrar na galeria é fantástica, as imagens ficam somente disponível na galeria do bate-papo. As opções são de Sempre Mostrar, Nunca Mostrar ou Personalizado, este último você configura diretamente no bate-papo se quer exibir ou não.

No Geral mais algumas opções uteis de utilização, o tema pode ser claro ou escuro.

ICQ. Ele voltou!

Outro destaque super bacana, é que a terceira aba do aplicativo é o Explorar, ele exibe grupos de bate-papo em que você pode entrar e então fazer novas amizades, trocar experiência, se divertir muito e adicionar amigos ao chat.

O aplicativo é muito personalizável: Notificações, Papel de parede, Ver a galeria, Download automático e Mostrar na galeria do seu smartphone. Todas essas configurações para você ajustar a seu gosto.

ICQ. Ele voltou!

O bate-papo conta com os emojis tradicionais e mais alguns adesivos muito bacanas que deixarão sua conversa mais divertida. Existem diversas opções de configuração da conversa com o contato selecionado.

ICQ. Ele voltou!

Algo fundamental é que além da opção de enviar fotos e vídeos, você pode enviar arquivos (qualquer tipo de arquivo, defino como fantástico pois, por exemplo, você pode enviar músicas, pdf, arquivos do office, etc.).

A chamada móvel é outro destaque já você pode exibir a câmera ou não assim como o áudio e também pode ser chamado para integrar um vídeo chat. A qualidade de transmissão do áudio e vídeo são excelentes.

ICQ. Ele voltou!

Veredito

Exploramos praticamente todas as funcionalidades do aplicativo e podemos afirmar que o ICQ ressurge para recuperar o seu espaço entre os gigantes, uma ótima opção para quem precisa de mais funcionalidades além das oferecidas pelos mensageiros atuais.

Vale muito a pena instalar e começar a usar o ICQ, baixei para o teste e certamente ele já vai ficar no meu celular assim como no computador.

Você faz uso do ICQ? Deixe seus comentários, curta e compartilhe.

Mais sobre: ICQ Smartphones Windows
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter