E ele está voltando ou poderíamos dizer que ele nunca se foi? Para muitos, o velho e bom ICQ dos anos 90 sempre esteve ai, mas esses mesmos o abandonaram por plataformas mais modernas como, por exemplo, o MSN e posteriormente o Facebook. O aplicativo foi revigorado em 2012, quando ganhou novas funcionalidades, bem como uma versão para dispositivos móveis.

Com sua última atualização, o ICQ dos anos 90 ficou mais parecido aos aplicativos móveis  Line, Skype, Viber e o todo poderoso do momento, WhatsApp. Tanto que nesta última segunda-feira, 07 de julho, o grupo responsável pelo ICQ anunciou o lançamento de vários novos recursos para o aplicativo na versão web quanto para a versão para dispositivos móveis.

A partir de agora, além de permitir acesso ao app a partir do número de telefone, sem a necessidade de um código de acesso, o ICQ irá suportar o envio de vídeos e conversas em grupo, isso para rivalizar diretamente com o WhatsApp. A nova versão móvel do ICQ contará com chamadas de vídeo e voz, compartilhamento de arquivos e localização totalmente gratuito, além das tradicionais mensagens instantâneas de texto, fotos e vídeos.

No remodelado ICQ, o usuário poderá enviar mensagem a quem não possui o aplicativo, isso tudo via SMS gratuito. Em sua versão para computadores, o seu usuário poderá também realizar chamada de vídeo e ligações para telefones móveis e fixos, mas com uma taxa cobrada pelo próprio ICQ, bem ao estilo usado no Skype e Viber.

O ICQ está disponível para o uso em computadores através do icq.com/pt e em dispositivos móveis que usam as plataformas Android, BlackBerry, iOS e Windows.