Na última sexta-feira, dia 12, o Google anunciou em seu blog oficial, que aposentará o Picasa, serviço de armazenamento e compartilhamento de imagens, lançado há 15 anos e que abriu caminhos para a exploração da empresa na mídia. A gigante justificou que com o encerramento do aplicativo, eles vão se concentrar inteiramente em um único serviço de fotografia, no Google Fotos.  

"Acreditamos que podemos criar uma experiência muito melhor, concentrando-se em um serviço que oferece mais funcionalidades e funciona em dispositivos móveis e computadores, em vez de dividir os nossos esforços através de dois produtos diferentes. Sabemos que para muitos de vocês, foi depositada uma grande dose de cuidado em gerenciar suas fotos e vídeos usando o Picasa, incluindo as horas que você já investiu e os momentos mais preciosos que você nos confiou. Então, vamos levar algum tempo, a fim de fazer isso direito e fornecer-lhe opções e maneiras fáceis de acessar seu conteúdo", explicou a companhia em seu blog.

Leia também:

A empresa ainda destacou que nada disso está acontecendo hoje, portanto, se você tem um web Álbum Picasa, poderá continuar usando-o normalmente. Mas em 15 de março de 2016, o Google vai deixar de oferecer suporte ao Picasa para desktop, o que significa que o app não receberá mais atualizações. Em primeiro de maio de 2016, a companhia vai disponibilizar um novo espaço para que os usuários visualizem os álbuns armazenados no serviço.

Todo este conteúdo também estará disponível no Google Fotos. Aos usuários do app, a companhia se desculpou pelas mudanças. "Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que esta transação posssa causar, mas, queremos assegurar que estamos a fazer isto com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de fotos possível". O Google ainda acrescentou que o Google Fotos é uma nova e mais inteligente versão do produto, que oferece uma plataforma melhor para que a companhia construa experiências e recursos surpreendentes para você no futuro.

Veja também: Microsoft revela ferramenta capaz de identificar emoções em fotos