A Microsoft confirmou a aquisição da SwiftKey, empresa responsável pelo teclado virtual para dispositivos Android e iOS. Ele já possui mais de 300 milhões de downloads nas duas plataformas.

Os detalhes sobre os valores envolvidos no acordo não foram revelados, porém, rumores indicam que deva ter ficado em torno de US$ 250 milhões.

"A tecnologia da SwiftKey se alinha com nossa visão para mais experiências computacionais pessoais que antecipem nossas necessidades ver responder aos nossos comandos e diretamente apoia nossa ambição de reinventar a produtividade ao alavancar a inteligência na nuvem", afirmou Harry Shum, vice-presidente de tecnologia e pesquisa, em nota publicada no blog da Microsoft.

"Nossa missão é aumentar a interação entre pessoas e tecnologia. Nós pensamos que isso é uma combinação perfeita, e nós acreditamos que nos unir à Microsoft é o próximo estágio da nossa jornada", afirmam Jon Reynolds e Bem Medlock, os fundadores do aplicativo, em uma nota conjunta.

A Microsoft, ao que tudo indica, pretende mesmo investir na otimização de teclado virtual. Conforme o blog da companhia, é possível concluir que a Microsoft irá usar os dados adquirido pela SwiftKey sobre o jeito em que os usuários teclam em seus smartphones e assim otimizar a sua própria tecnologia World Flow, que faz parte de aparelhos com Windows 10 Mobile.

A dona do Windows explica que é possível que os usuários do SwiftKey possam ter armazenado ao longo do tempo mais de 10 trilhões de palavras em 100 idiomas diferentes. O aplicativo em questão, inicialmente, foi ofertado somente para Android, em 2010. Apenas no segundo semestre de 2014 acabou chegando para iOS.

Após a finalização do acordo de compra da SwiftKey pela Microsoft, os desenvolvedores responsáveis pela sua criação farão parte da equipe de funcionários da Microsoft, colaborando na migração dos dados coletados para a Microsoft, fazendo com que ela otimize o seu próprio teclado virtual.

Nos próximos meses mais detalhes sobre o assunto serão liberados.