Acabou o prazo para quem queria manter o pacote de 30 GB de espaço no OneDrive. O pedido à Microsoft deveria ter sido feito até o último domingo (31).

O limite citado correspondia a soma de 15 GB fornecido pela Microsoft para quem obtinha o Office 365 e os 15 GB cedidos aos usuários que conectassem suas contas às câmeras de smartphones.

Assim, a Microsoft forneceu a possibilidade de manter os 30 GB em dezembro, após a empresa ter revelado que iria acabar com o armazenamento gratuito.

"Percebemos que esse anúncio veio como se estivéssemos culpando os consumidores por usarem nossos serviços. Por isso, estamos verdadeiramente arrependidos e gostaríamos de nos desculpar com a comunidade", afirmou a empresa ao site "The Verge" em dezembro.

Após alguns excessos por parte dos usuários, em novembro a Microsoft terminou com a oferta de armazenamento limitado. A empresa também reduziu o limite dos planos de guarda de dados online.

"Desde que nós liberamos o armazenamento da novem para os assinantes do Office 365, um pequeno grupo de usuários fez o ‘back up’ de numerosos PCs e armazenou coleções inteiras de gravações em DVR. Em alguns casos, isso excedeu 75 TB [tebabytes] por usuário, ou 14 mil vezes a média", explicou a Microsoft.

Agora, os assinantes do Office 365 (Home, Pessoal e Universitário) passarão a contar com apenas 1 TB de armazenamento. No entanto, os assinantes do Office 365 que não aceitarem as mudanças poderão pedir reembolso.

Além disso, a Microsoft encerrou os planos de armazenamento de 100 Gigabytes e 200 GB para novos usuários. Tais pacotes foram substituídos pela opção única de 50 GB, que começará a ser ofertada nesse ano por uma mensalidade de US$ 2. Vale notar que as medidas atingem somente os novos clientes, os antigos não terão as condições alteradas.