Águias são treinadas na Holanda para capturar drones

O uso de drone de forma indevida pode ocasionar sérios riscos, principalmente o de colisões com aeronaves. Além disso, também já houve alerta sobre o uso do equipamento por terroristas.

Por | @RafaelaPozzebon Tecnologia

Os drones, como sabemos, estão invadindo o céu. No entanto, é preciso cautela, já que, se não for bem controlado, pode causar sérios danos. Pensando nisso, a polícia da Holanda está treinando águias para capturar drones ilegais que estão em pleno voo.

A corporação divulgou um vídeo em que aparece uma águia em direção a um drone, ela pega o aparelho com as garras e segue o percurso.

De acordo com a polícia holandesa, essa é mais uma das alternativas para serem testadas na captura de drones ilegais, que estão em situação de risco.

Águias são treinadas na Holanda para capturar drones

Leia também:

"Há situações em que drones não podem voar. Isso quase sempre envolve questões de segurança", disse Mark Wiebe, gerente de inovação da unidade nacional da polícia holandesa.

"Pode haver uma situação em que um helicóptero de apoio médico não consiga pousar porque alguém está operando um drone por perto. Pessoas também podem querer fazer belas imagens de um evento e voar sobre a multidão, mas se um drone cai do alto pode ser perigoso para as pessoas", disse ainda.

As águias foram treinadas em parceria com empresa especializada Guard From Above. As aves são condicionadas a tratar os drones como se fossem uma refeição.

"A ave vê o drone como uma presa e leva o aparelho até uma área segura, fora do alcance de outros pássaros ou humanos", informou a polícia holandesa em nota.

O risco de que as aves possam se machucar durante a captura dos drones existe, por essa razão, a polícia está avaliando o uso de alguma proteção para elas.

Vale ressaltar que o uso de drone de forma indevida pode ocasionar sérios riscos, principalmente o de colisões com aeronaves. Além disso, também já houve alerta sobre o uso do equipamento por terroristas. 

Mais sobre: drones, policia, testes
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários