A empresa de transporte espacial, Blue Origin, que foi idealizada pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, realizou o lançamento e também pouso do seu foguete suborbital na última sexta-feira (22). Vale notar que esta é a segunda vez que o foguete realiza o feito.

De acordo com a companhia, o New Shepard decolou de uma base em West Texas e a aterrissagem aconteceu após alguns minutos em uma plataforma de lançamento.


                                    Blue Origin, empresa de transporte espacial, pertence a Jeff Bezos, da Amazon.                                      

O foguete em questão já foi responsável por outra manobra.  Há três meses ele foi lançado ao espaço e aterrissou na vertical. Agora, com o segundo pouso bem sucedido, Bezos está cada vez mais confiante na reutilização de propulsores espaciais.

"Eu sou um grande fã do pouso vertical de foguetes. Para tornar realidade a nossa visão de milhões de pessoas vivendo e trabalhando no espaço, teremos de construir grandes propulsores de foguetes. E o (sistema de) pouso vertical se saiu extraordinariamente bem", declarou Bezos.

Já em dezembro do ano passado, a concorrente Space X, de Elon Musk, também conseguiu pousar com sucesso um foguete em uma plataforma de aterrissagem na Flórida. Porém, no dia 17 deste mês, a SpaceX não conseguiu aterrissar com sucesso um foguete na plataforma de flutuante no Oceano Pacífico. Na ocasião, o foguete acabou tombando e explodindo.

No entanto, tanto a Blue Origin e a SpaceX estão empenhadas na reutilização de propulsores, o que deve contribuir muito economicamente e ainda no acúmulo de lixo espacial.