Na manhã de domingo(17), um foguete da empresa privada de exploração espacial SpaceX, explodiu ao tentar realizar o pouco na plataforma de lançamento no mar.

O Falcon 9, protótipo capaz de decolar e após utilizar os seus propulsores para conseguir pousar de modo controlado, conseguiu retomar ao ponto onde deveria chegar. Porém, logo após tocar o solo e desligar os seus propulsores, o foguete acabou tombando e explodindo.


                              Falcon 9 cumpre sua missão, porém, ao pousar, tomba e explode.                                        

 

De acordo com o bilionário Elon Musk, presidente do PayPal e da montadora Tesla Motors, criador do SpaceX, a causa mais provável do acidente tenha sido o acúmulo de gelo em mecanismos do foguete. O problema aconteceu às 11h45.

Musk disse ainda que a umidade presente durante o lançamento pode ter entrado em alguma parte do foguete e assim congelado, o que pode ter travado o sistema de suporte retrátil que era responsável pela sustentação do foguete durante o pouso.

O foguete havia sido lançado da base aérea de Vandenberg, Na Califórnia, e foi responsável pela missão franco-americana Jason-3 que tinha como propósito enviar informações sobre a topografia da superfície oceânica.

Os foguetes como o Falcon 9 são considerados como o grande futuro das viagens espaciais. De acordo com a SpaceX, a espaçonave pode reduzir muito o valor das operações espaciais privadas com a reutilização dos componentes.

Veja o momento da explosão do foguete: