A cobertura da rede 4G vem aumentando ao longo do tempo. A operadora TIM também está fazendo uma reformulação na tecnologia usada pela empresa. Assim, ao reaproveitar a antiga faixa de frequência de 1800 MHz, que é usada para conexão 2G, com isso a companhia conseguiu unir com a frequência de 2.600 MHz que é dedicada ao 4G.

Com isso, através da mudança para os 1800 MHz, a TIM vem levando o sinal mais longe sem a necessidade de investir em uma maior quantidade de antenas. A empresa, através da medida, conseguiu ampliar a sua área de cobertura a 411 cidades do Brasil até o final de 2015.


                                                                      TIM levará rede 4G para mil cidades em 2016.                                                                           

A empresa tinha como objetivo levar o 4G  a 400 cidades antes do final do ano, meta que foi ultrapassada. Agora, para este ano, a TIM pretende levar internet 4G para mil municípios até o final do ano. A operadora já consegue entregar o sinal de alta velocidade em quase 60% da área urbana do Brasil.

De acordo ainda com a TIM, 65% das novas áreas cobertas pelo 4G contam com conexão através de fibra ótica, o que facilita a implementação de uma futura rede 5G.

Agora, a Vivo caiu para a terceira posição em relação a cobertura de 4G  no país, chegando a 147 cidades. A Claro, por sua vez, em segundo lugar, levando 4G a 187 municípios. A Oi, na quarta posição, levando a rede 4G a 147 municípios.

A cobertura 3G da TIM também teve crescimento notório em 2015, chegando a 503 novas cidades, com 1.839 municípios cobertos.