Conforme reportagem do the Information, o Facebook derrubou propositalmente o seu aplicativo Android para testar a lealdade dos usuários. A ideia era ver se eles continuariam usando ou não a rede social.

O incidente aconteceu há alguns anos com um grupo de usuários, e tinha como objetivo decidir se continuava ou não ofertando o seu aplicativo Android na Play Store.


Teste feito pelo Facebook abrangeu um grupo de usuários. A ideia era testar a fidelidade deles perante falhas no aplicativo Android. O resultado acabou sendo positivo para a rede social.             

De acordo com a publicação, os erros introduzidos pela própria rede social faziam parte de um "plano B" da companhia para que ela pudesse se "preparar para a eventualidade do Facebook deixar a loja de apps Google Play [presente em smartphones com sistema Android]", informou uma fonte ligada a empresa.

Como resultado, a rede social descobriu que os usuários não abriram mão do Facebook, mesmo tendo que abrir a página em um navegador convencional no celular. Assim sendo, os testes cessaram após Zuckerberg concluir que a qualidade da aplicação não iria intervir na fidelização.

 "As pessoas nunca pararam de voltar", afirmou a fonte. Eles tentaram de todos os modos sanar o problema. Os usuários tentaram desinstalar o aplicativo e baixá-lo novamente, bem como conseguir através de outros modos ou mesmo abrir a rede social através do navegador do celular.

A reportagem cita ainda que, no passado, o Google teria ameaçado remover o Facebook da Play Store por violações de regras. Assim, a rede social de Mark Zuckerberg queria estar preparada caso as regras do Google Play se tornassem muito rígidas.