O Facebook lançou no Brasil o Instant Articles, direcionado para os usuários da rede social. O recurso funciona somente em dispositivos móveis, e está disponível para smartphones e tablets equipados com o iOS.

Porém, aos poucos, os usuários de aparelhos Android também poderão usar o Instant Articles no Brasil, bem como em outros países. Os primeiros testes foram realizados na Índia.

Para o lançamento, o Facebook está disponibilizando o recurso para sites brasileiros. Com isso, os usuários terão à disposição na linha do tempo várias opções de leituras. No país, a nova opção estará disponível em veículos como AdoroCinema, Bolsa de Mulher,Capricho, Catraca Livre, Esporte Interativo, Estadão, Exame, G1, M de Mulher, R7, Veja e Veja SP

"Estamos animados em levar os Instant Articles para a América Latina e ajudar as organizações de mídia parcerias a tornar suas histórias acessíveis com facilidade aos leitores nos dispositivos móveis. Mais de 80% dos usuários do Facebook na América Latina acessam a plataforma por meio de dispositivos móveis, e os Instant Articles oferecem a eles uma experiência melhor e com mais possibilidades de interação para ver notícias, onde quer que estejam", comentou Andy Mitchell, diretor de parcerias de mídia globais no Facebook.

O Instant Articles tem como objetivo deixar a navegação na web mais fluida e agradável. A empresa afirma que as páginas levam muito tempo para serem carregadas em dispositivos móveis. Assim sendo, o objetivo é fazer com que as páginas levem poucos segundos para serem abertas.

Para o seu funcionamento, o Instant Articles gera métricas de medição para os websites que fizerem uso do recurso na linha do tempo no Facebook. Vale notar que tanto o Google Analytics, quanto o ComScore estão trabalhando com o Instant Articles.

Além disso, de positivo para os sites são os anúncios, que o Facebook tem usado no mesmo formato.