No final de dezembro, a Samsung revelou uma ferramenta específica para smart TVs, trata-se da Gaia, responsável pela segurança dos aparelhos.  O objetivo do antivírus é garantir maior proteção contra possíveis ataques hackers, que tem se tornado corriqueiro nos aparelhos equipados com o sistema operacional Tizen.

A novidade, além de estar presente nas TVs inteligentes, também ficará como parte integrante do Tizen em equipamentos com Internet das Coisas, para que assim os produtos da Samsung possam operar com um ecossistema seguro.


TVs inteligentes da Samsung, equipadas com o sistema Tizen, ganharão reforço na segurança. Com isso, risco de ataque hacker será reduzido. Nomeado de Gaia, a ferramenta deverá estar presente ainda em outros produtos conectados da marca. 

A Gaia é uma ferramenta que funciona em três níveis: O primeiro, nomeado de Secure Zone, responsável pela proteção de informações como senhas, dados bancários e ainda dados de privacidade em geral; o segundo conta com proteção aos dados trocados pela TV e a Internet com o uso da criptografia, com isso, qualquer tipo de invasão ficaria mais difícil; na última parte, a Gaia opera o monitoramento e funcionamento do dispositivo, o que garante o bom funcionamento o tempo todo.

A Gaia deverá estrear nas novas smart TVs da Samsung no decorrer deste ano, ainda há intenção de inserir o reforço em segurança em outros produtos conectados da marca, como as geladeiras smarts.