Atualmente existem diversos serviços que fazem o armazenamento de imagens e também o backup, mas, uma dica é utilizar o Google Photos para salvar suas fotos, já que ele é uma boa opção para o backup de suas imagens.

Também: Veja aqui 10 dicas para usar no Google Fotos.


Reprodução

No entanto é possível recuperar as fotos do seu smartphone Android de algumas maneiras, por isto, veja as dicas que separamos.

1 - Recuperar sem fazer root

Uma maneira de recuperar as fotos apagadas do seu Android é através do aplicativo DiskDigger. O app apresenta uma interface simples e permite escanear o seu telefone sem que seja feito um root. Para fazer tal função é preciso entrar nas configurações do aplicativo, em seguida basta escolher o filtro para busca (como tamanho ou data que foi apagado).


Reprodução

Após o usuário encontrar a foto desejada basta selecionar "Recovery" na parte superior do app assim o usuário deve escolher o arquivo conforme a pasta, ou serviço, caso ele esteja armazenado na nuvem com Dropbox ou Google Drive.

O app também apresenta opções mais avançadas, como acesso ao root, além disso, ele possui versão paga, porém, a versão gratuita cumpre bem o seu papel.

Photo Recovery

Existem também outros aparelhos que conseguem recuperar as fotos apagadas sem necessidade de acesso root, como o Photo Recovery. O programa possui interface simples e com opções de algoritmo, assim a busca é feita de forma mais superficial e a outra garante mais resultados.


Reprodução

Após escolher a opção o app inicia a recuperação do conteúdo assim ele é salvo em uma pasta chamada "ALL_RECOVERED_PHOTO1". Para acesso o usuário deve entrar no gerenciador de arquivos conforme sua preferência, assim basta procurar a foto e depois apagar o resto do conteúdo.

2 - Recuperar fotos do Android com root

Caso o usuário possua root no seu dispositivo, existe diversos apps que pode ajudar a recuperar suas fotos do Android, lembrando que as dicas acima são ótimas opções, mas existem outros dois que também são boas opções, como o  Dr. Fone e o Undelete for Root Users.

Dr. Fone


Reprodução

O Dr. Fone permite que o usuário escolha o formato de imagem, assim ele pode escolher a forma a ser pesquisada, ou ainda é possível fazer a restauração direta para o Dropbox ou Google Drive.

Undelete for Root Users


Reprodução

Já o Undelete for Root Users consegue buscar uma maior quantidade de arquivos como de áudio e de vídeo.

GT Recovery

Já para os usuários que procuram por opções mais avançadas o GT Recovery também é uma alternativa. O app consegue fazer buscas de imagens, mensagens SMS, senhas Wi-fi, contatos e até histórico de chamadas e dados do WhatsApp. Em sua interface o aplicativo apresenta uma interface mais trabalhada e intuitiva, porém, ele só faz as buscas caso o seu telefone apresente acesso root liberado.


Reprodução

De qualquer forma para ter sucesso e conseguir recuperar suas fotos, isto irá depender conforme o tempo que o arquivo foi apagado e até mesmo quanto tem de memória no seu telefone e quando que você apagou a foto ou arquivo que deseja recuperar. Entretanto, caso você conheça outro aplicativo para a recuperação dos arquivos apagados, não se esqueça de nos contar nos comentários.

Este artigo foi produzido pelo blog Pergunta feita pelo leitor: Felipe Caldas.