Depois de ter comprado o seu dispositivo e feito o backup do seu antigo telefone é o momento de configurar o seu aparelho pela primeira vez.

Reprodução

Reprodução

Em todo caso antes de configurar o seu aparelho é preciso lembrar que cada aparelho tem sua característica já que cada fabricante configura de uma forma, no entanto, os dispositivos Android que utilizam o OS da Google são todos parecidos, por isto, confira nossas dicas.

Coloque o SIM e PIN

Com o telefone em mãos coloque o cartão SIM no seu aparelho, porém, é preciso lembrar que cada smartphone utiliza um cartão, por isto, pode variar em: cartão SIM, micro-SIM e nano-SIM. Diante disso, em alguns casos é preciso utilizar um adaptador (micro-SIM para SIM) ou um chip menor (SIM para micro-SIM).

Reprodução

Reprodução

Depois de colocar o chip, ligue o telefone, em seguida o celular irá pedir o número do PIN do cartão para que seja feito o desbloqueio.

Escolha o idioma

Reprodução

Reprodução

Em seguida, o usuário deve escolher a linguagem, lembrando que ao tocar no idioma padrão é aberta uma lista com todos os idiomas que estão disponíveis, portanto, faça a escolha do idioma por esta lista e depois clique em "Continuar".

Rede Wi-Fi

Reprodução

Reprodução

Caso o usuário esteja perto de uma rede sem fio, faça a conexão, para isto, selecione a rede e depois coloque a senha (se preciso) e clique para "Conectar". Caso você não esteja perto de uma rede de alcance, basta pular esta etapa.

Configurar sua conta do Google

Para ter acesso aos serviços e apps do Google é necessário que o usuário tenha uma conta no Google, portanto, caso você já possua, basta fazer o login e digitar os seus dados em seguida o usuário será solicitado a concordar ou discordar dos serviços do Google, como por exemplo, os serviços de compartilhamento de dados de localização, além do backup das suas informações.

Mas se você não tiver conta do Google, basta seguir todas as recomendações e escolher um nome de usuário e senha. Lembrando que é importante o usuário guardar sua senha para futuras ações.

Reprodução

Reprodução

No entanto, existem algumas fabricantes como a Samsung que pode pedir um registro extra que seja vinculado à companhia, mas isto só é necessário se o usuário quiser utilziar serviços especiais, ou seja, apps que estejam fora da loja da fabricante, mas caso o usuário não tenha interesse, basta pular esta etapa.

Atualizações do sistema

Reprodução

Reprodução

Depois o ideal é verificar se o seu telefone já apresenta atualização, pois diversos aparelhos chegam ao mercado com versão anteriores da atual, como Android 5.0 Lollipop, por isto, procure verificar se o fabricante já liberou uma atualização, para isto vá em Configurações > Geral > Sobre o Telefone > Centro de atualização > Atualização de software.

Aplicativos da Google Play Store

Reprodução

Reprodução

Após a configuração inicial estiver completa, o usuário deve observar quais os aplicativos estão pré-instalados no seu celular ou tablet, para isto procure olhar na gaveta de apps, assim é possível ter uma lista de todos os ícones e até mesmo os apps que estão presentes no seu aparelho. Além disso, uma dica é que os aplicativos poderão estar na tela inicial inferior, ou seja, na primeira tela depois da configuração geral do seu telefone.

Personalizar o seu aparelho

Para os novos adeptos ao sistema Android não existe segredo, pois o sistema é de código aberto, por isto, ele possui diversas personalizações, por exemplo é possível mudar sua tela inicial em Configurações > Tela > Tela Inicial > Papel de parede. Caso você queira inserir um atalho, pressione por um período a tela inicial, desta forma, será aberto e irá exibir opções como "Novas telas", "Aplicativos", "Widgets" e "Papel de Parede", lembrando que o live wallpapers consome mais bateria, e o usuário também pode adicionar fotos da sua galeria de imagens.

Reprodução

Reprodução

Em alguns aparelhos o usuário também pode mudar a letra e estilo de símbolos e o mais legal que o usuário também pode mudar a interface do seu smartphone, basta inserir um novo lançador de aplicativos alternativo no aparelho, como exemplo, o Nova Launcher, o Aviate, e o Google Now Launcher.

Aproveite leitores o seu novo Android e não deixe de nos contar o que achou do seu aparelho.