Fim de ano chegando e o Oficina entra no modo retrospectiva. Já tivemos vários posts temáticos por aqui e agora vem mais um: quais os sites mais acessados neste ano no mundo e no Brasil.

A lista mundial não tem nenhuma surpresa e é encabeçada pelos sites que você acessa diariamente, tenho certeza. As novidades ficam por conta dos endereços chineses graças ao seu grande contingente de internautas e que só aumenta. Já a lista brasileira é ainda mais familiar.

E conforme o puxão de orelha da leitora Izadora, preciso dizer que sites derivados que não possuem domínio próprio, como o Google Translate e o Google Maps (maps.google e translate.google), contam acessos para o campeão da lista, o Google. Já o YouTube conta separadamente pois tem domínio próprio (youtube.com).

E para deixar bem claro, o ranking é da Alexa, maior "classificador" de páginas na web. Vamos lá:

Lista Global

10 - Taobao

3º endereço mais acessado na China e 10º no mundo, o Taobao é um site de vendas online chinês similar ao Ebay e Amazon nos EUA ou Mercado Livre por aqui. Ele é operado pelo grupo Alibaba, um dos líderes em e-commerce. Somente no Dia do Solteiro de 2015, que ocorre em 11 de novembro, o grupo anunciou mais de 14 bilhões de dólares em venda.

09 - Twitter 

Um tapa de luva em quem diz que o microblog está morrendo a cada dia que passa, afinal, o ranking montado pelo Alexa contabiliza somente os acessos via site, e, provavelmente, mais da maioria dos posts e rolagens de timeline se dá por aplicativo mobile, aplicativos especializados como o Tweet Deck, etc. Sim, então se fosse contado o número real de visitas, de todas as plataformas juntas, a rede do passarinho azul estaria mais bem posicionado. Segundo números oficiais, em maio de 2015 a rede tinha mais de 500 milhões de usuários registrados, sendo mais de 302 milhões deles ativos.

08 - Qq 

Maior portal de internet da China, o Qq detém páginas de games, música, rádio, e-commerce, e, inclusive, o seu próprio mensageiro online, que tem quase 1 BILHÃO de usuários registrados e cerca de 450 usuários ativos (já registrou pico de 176 milhões de usuários online simultaneamente).

07 - Wikipedia 

Quem nunca acessou a Wikipedia pra buscar uma informação rápida, completar um trabalho da escola, matar alguma curiosidade, ou qualquer outro motivo que fosse? Motivo é o que não falta, afinal, a Wikipedia tem cerca de 290 edições mundo afora. E o sucesso é tão grande que hoje há séries, games, filmes, sagas, empresas, etc. que tem sua própria Wiki e a palavra já se tornou sinônimo de informação, deixando pra trás a pecha de site não confiável.

06 - Yahoo 

Fundado no início da internet, em 1994, o Yahoo já foi o maior portal da internet antes do surgimento do Google, mas hoje luta para resistir enquanto vê seu lucro caindo ano após ano. Entre os seus serviços estão o Yahoo e-mail, messenger, páginas e o mais famoso de todos: o Yahoo Respostas. Além disso o grupo é ainda dono de plataformas como Tumblr e Flickr.

05 - Amazon 

A empresa que busca ser o maior centro de compra e venda do mundo já é o mais acessado da web. Parte do seu sucesso advém de seus preços baixos e da alta personalização que pode ser implementada, fazendo com que deixe para trás o principal concorrente ocidental, o Ebay, que aparece apenas na 18ª posição. A empresa, que se propôs a oferecer o menor preço da internet desde o início e que operou no prejuízo por ANOS seguidos, em 2014, fechou o balanço com um lucro de quase 89 bilhões de dólares. E parte deste lucro e dos acessos já advém do público brasileiro, já que eles começaram a operar por aqui neste ano de 2015.

04 - Baidu

O maior site de busca em língua chinesa, empresa multiflataforma e multimídia aparece na 3ª posição. Aqui no Brasil é mais conhecido pela desgraça de instalar uma praga virtual que só sai após muita batalha, voodoo e exorcismo (mentira, a gente ensina no link ao lado como fazer isso). Além das milhares de páginas indexadas, milhões de imagens, etc. o grupo tem, por exemplo, mais de 150 milhões de usuários ativos no Baidu Music, serviço similar ao Spotify.

03 - YouTube 

Plataforma de vídeos mais acessada do mundo e que dispensa apresentações. Foi comprada pelo Google por 1.65 bilhão de dólares e hoje é um dos produtos mais valiosos do Google. Cheio de easter eggs e brincadeiras o YouTube cresce a cada dia e horas e horas de vídeo são enviadas a cada minuto. Aliás, você já assistiu nossos vídeos e se inscreveu no nosso canal? Se ainda não, clique aqui e faça isso agora mesmo =D

02 - Facebook 

Rede social mais famosa do mundo e que recentemente atingiu um patamar inédito para qualquer outra plataforma do mundo: mais de 1 bilhão de logins em 1 único dia. Além disso o lucro não para de aumentar e as pretensões de Mark são altas: Em breve o Facebook lançara seu próprio serviço de vídeo, concorrente direto do YouTube. Ao que tudo indica o diferencial para atrair os atuais Youtubers e convertê-los em "facetubers" será o sistema de remuneração. Bom, quem vai vencer só ocom o tempo pra saber.

01 - Google 

O primeiro colocado você já deve estar imaginando. Óbvio que é o Google que não estava contente com o pódio de 3º lugar e resolveu levar o topo na disputa. Tudo começou com um serviço de busca que, em 2007, passou da marca de 1 bilhão de buscas diárias. Hoje é difícil pensar em um ramo online que o Google não domine e atue. Eles estão envolvidos com computação em nuvem, carros autônomos, robótica, corrida espacial, etc. Tem o Maps, G+, Google Drive, Google Agenda, Gmail, Google Documents, YouTube, etc.

Lista brasileira

10 - Blogspot
09 - Mercado Livre
08 - Live
07 - Yahoo
06 - Globo
05 - Uol
04 - YouTube
03 - Facebook
02 - Google (versão americana .com)
01 - Google (versão nacional .br)

Qual deles que você acessa e ajuda a colocar nessa lista?