Os usuários do aplicativo Google Chrome estão mais seguros agora. A companhia liberou a tecnologia Safe Browsing para proteger os usuários quando acessam sites de pishing e também páginas da web que contam com malwares.

A navegação segura, até então, estava disponível apenas para usuários de desktop. Assim, os usuários móveis não contavam com o recurso, pois estava desabilitada por padrão.

De acordo com a empresa, a demora em ativar o recurso por padrão, estava na dificuldade de manter uma longa lista de sites potencialmente nocivos em um dispositivo móvel. "Oferecer este tipo de proteção [de sites perigosos] em um dispositivo portátil é muito mais difícil do que em um sistema para desktop", disse o Google.

Através do serviço de compreensão de dados, todo o tráfego web sem criptografia é encaminhado através de servidores do Google, com isso, a empresa pode verificar facilmente URLs contra a sua lista negra. Porém, diferentemente que para desktop, o meio não é tão simples assim no celular.

"Bytes são grandes: o nosso mantra é que cada bit de navegação segura do que é enviado de um dispositivo móvel deve melhorar a proteção", informaram os membros da equipe de segurança de navegação da Google em anúncio hoje. "Largura de banda de rede e bateria são os recursos mais escassos em um dispositivo móvel, por isso, tivemos de repensar cuidadosamente a melhor forma de proteger os usuários móveis. Alguns ataques de engenharia social só acontecem em certas partes do mundo, por isso, decidimos ativar o recurso apenas em regiões mais críticas, até o momento."

Os engenheiros do Google disseram que muitas mudanças feitas no código do Chrome deixaram o recurso sempre ativo no Android sem comprometer a bateria do telefone.

Através da atualização, o Google disse que a empresa está ampliando a proteção para "centenas de milhões de usuários do Chrome em dispositivos móveis".

O Google disponibilizou o recurso de navegação segura na mais recente atualização do Chrome. Para saber se o seu navegador está com o modo de segurança ativado é preciso verificar em: > Menu de Privacidade no Chrome no Android.