Na noite da segunda-feira (30), o Google anunciou que irá lançar um recurso para o seu navegador Chrome, que fará com que os seus dados móveis tenham uma maior economia. A navegação com a utilização de dados, no geral, acaba gerando bastante frustração, já que requer um esforço bastante grande. O fato costuma ser ainda pior quando há uma conexão lenta, já que, além do alto consumo de dados, nem sempre a página é carregada por inteiro.

Pensando nisso, a equipe responsável pelo Chrome anunciou um modo de economia de dados que reduz a quantidade de dados usados quando for necessário visitar uma página na web.

Chamado de Data Saver, o modo foi revelado por Tal Oppehnehimer, Gerente de Produto do Google Chrome e tem como objetivo economizar até 70% dos dados móveis.

Para que tudo ocorra conforme o esperado, o sistema remove grande parte das imagens durante o carregamento de uma página em uma conexão lenta, deixando apenas as necessárias para que não haja prejuízo na visualização da informação. Após toda a página ser carregada, o Chrome mostra o botão para que seja possível carregar as imagens. Com isso, os usuários poderão selecionar se todas as imagens serão carregadas ou somente algumas.

O recurso deixa a navegação muito mais rápida e assim, uma grande economia de dados. Todos ganham com o novo recurso, principalmente quem enfrenta conexões mais lentas com pacotes de dados menores, que poderão abrir páginas sem imagens, o que irá poupar bastante tempo, e consequentemente, o uso de dados.

Inicialmente, o novo recurso será lançado na Índia e na Indonésia. Nos próximos meses outros países também receberão o modo de economia de dados.